A Comissão de Trânsito e Transporte, reunida nesta terça-feira (15), com os vereadores Edmilson Americano (PHS) e Romildo Santos (PSDB), contou com a participação de representantes do Sindicato dos Condutores de Escolares de Guarulhos (Sincesg), entre os quais a presidente Ione Garcia. Na pauta, o PL 255/2015, de Professor Samuel Vasconcelos (PT), que institui em Guarulhos a obrigatoriedade dos veículos de transporte escolar a exibir um número de telefone para reclamações em suas carrocerias e estabelece a obrigatoriedade do cadastramento destes veículos nas escolas privadas.
Os representantes do Sincesg questionam alguns pontos do PL de Vasconcelos. Eles sugerem, por exemplo, que não haja a obrigatoriedade da divulgação do telefone. “Isso evitaria que pessoas fizessem denúncias falsas por não simpatizar com algum condutor”, justificou Ione. O Sindicato também pede que o cadastramento seja obrigatório inclusive para veículos das escolas públicas.
Os vereadores sugeriram que o Sindicato enviasse um ofício à Comissão para que os pontos em discordância fosse discutidos com os vereadores em plenária, durante a votação do projeto.
Direitos da Criança
A Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude, entre outros assuntos, discutiu o Substitutivo nº 1 feito pela Comissão ao PL 2042/2015, da Prefeitura, que basicamente implanta o Conselho Municipal da Juventude e institui o Fundo Municipal da Juventude. Os vereadores sugerem a adição de um representante da Câmara de Guarulhos e um de movimento GLBT no Conselho. “A discussão de gênero tem ganho cada vez mais força na sociedade e é importante que um conselho que trata da juventude tenha uma pessoa afeita à esta questão”, justificou o vereador professor Samuel Vasconcelos (PT), presidente da Comissão, integrada também por Guti (PV) e Luiz Matogrosso (PP).