Cidades

Sindicato lança cartilha para evitar irregularidades nas empresas

Material será distribuído a partir desta quinta-feira

Diante das irregularidades presentes nas empresas e das cobranças dos trabalhadores que reclamam desde a ausência de bebedouros até a falta de CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes), o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região criou a cartilha do Trabalho Decente. O lançamento acontece nesta quinta-feira, às 18h30, em evento na sede do sindicato, no Centro.

O diretor do sindicato, Pedro Pereira da Silva, comenta que ainda existem muitas empresas que mantêm irregularidades nas bases – região territorial de Guarulhos, Arujá, Santa Isabel e Mairiporã. "Há relatos tanto de falta de água potável para o funcionário beber, como a presença de banheiros turcos, onde não há o vaso sanitário".

Silva comenta que o informativo também preza pela jornada de 40 horas semanais dos trabalhadores sem redução dos salários. O diretor acredita que as melhorias só podem ser executadas com o auxílio dos trabalhadores, mas muitos têm medo de denunciar, neste caso, o sindicato só pode atuar mediante denúncia.

"Embora a cartilha tenha sido produzida pelos metalúrgicos, abrange todas as outras categorias. O informativo serve para orientar principalmente os empresários e todos os trabalhadores", ressalta Silva.

A publicação orienta o funcionário sobre os meios de garantir direitos, respeito, saúde e segurança nos ambientes de trabalho. As 1.300 indústrias cadastradas no sindicato, com cerca de 60 mil metalúrgicos já receberam o modelo da cartilha. Ao todo foram impressos 25 mil exemplares, segundo o sindicato.

Durante o lançamento da cartilha, o prefeito Sebastião Almeida (PT) vai prestar contas de seu mandato para os trabalhadores e sindicalistas. Do mesmo modo, destacará as obras em execução e anunciará outros investimentos.

Posso ajudar?