Cidades

Sindicato ligado a vereador do PT tenta impedir coleta de lixo em Guarulhos

O sindicato presidido pelo vereador Brinquinho (PT), que representa os motoristas dos veículos de coleta de lixo de Guarulhos, o Sincoverg, impediu na manhã de segunda-feira que os caminhões de coleta de lixo da cidade saíssem às ruas, o que poderia impedir a realização do serviço na cidade. No entanto, apesar do atraso, o Consórcio Guarulhos realizou uma força-tarefa para minimizar o efeito da paralisação que durou menos de cinco horas. Por volta das 10h, os caminhões começaram a sair da garagem e a coleta está sendo realizada nos bairros programados para esta segunda-feira.

A ação do Sindicato se deu devido a uma falha no sistema bancário da Caixa Econômica Federal, ocorrida na sexta-feira, que impediu que os pagamentos realizados pelo Consórcio Limpa Guarulhos aos funcionários caíssem na conta dos colaboradores.

Apesar do Consórcio demonstrar que realizou os pagamentos e que a Caixa admitiu um problema técnico que afetou o sistema bancário na instituição em todo o país na última sexta-feira, o Sindicato comandado por Brinquinho foi à porta da empresa às 5h desta segunda-feira e impediu que os caminhões saíssem, mesmo com boa parte dos trabalhadores compreendendo a situação e se dispondo a iniciar os serviços.

Antes das 10h os salários foram creditados e os caminhões começaram a sair. Uma pessoa presente na reunião informou que a ordem teria sido dada pelo vereador Brinquinho, que determinou que os caminhões só poderiam sair da garagem após os salários caírem nas contas correntes.

Na sexta-feira, dia 9, o Consórcio Limpa Guarulhos realizou o depósito da totalidade da folha de pagamento para a Caixa Econômica Federal, responsável por efetuar o crédito nas contas dos trabalhadores. Pelo acordo coletivo, os salários são pagos até o dia 10 de cada mês.

No entanto, uma pane no sistema nacional na instituição bancária impediu a efetivação da operação, conforme declarou o próprio banco. Na manhã desta segunda-feira, porém, com a normalização do sistema, os pagamentos foram realizados.

O GWeb procurou o vereador Brinquinho pela manhã, mas até o momento ele não se manifestou.

Posso ajudar?