O encontro organizado pelo departamento Social e da Mulher do Sindiquímicos reuniu representantes de movimentos sociais, trabalhadores e aposentados. Os participantes discutiram e fizeram importantes reflexões sobre qualidade de vida, saúde física, mental e espiritual, administração do tempo, trabalho em equipe e exercícios sobre avaliação de satisfação, assuntos que contribuíram para uma análise criteriosa de como a pessoa pode modificar suas ações e planejar seu futuro.
Ao dar as boas vindas aos presentes, Vilma Pereira Pardinho, diretora do departamento Social e da Mulher do Sindiquímicos, falou da proposta do evento que visava uma maior integração entre todos, além do resgate da autoestima de mulheres e homens. “A proposta de hoje vai além da questão de gênero, que temos que discutir sim, diuturnamente, mas temos também questões de foro íntimo e que incentivam a autoanálise e projeção de futuro”.
Maria Auxiliadora dos Santos, secretaria Nacional da Mulher da Força Sindical, felicitou a todos os presentes com palavras de incentivo as discussões e debates sobre as questões de gênero. “Falar sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho e todos os âmbitos da sociedade é de suma importância para o desenvolvimento social e econômico de nosso país”, disse ao parabenizar o departamento Social e da Mulher pela iniciativa do encontro.
Antonio Cortez Morais, vice-presidente do Sindiquímicos, parabenizou o departamento social e da mulher pela realização do evento que abordou temas atuais. Cortez, conselheiro representante da Força Sindical no Conselho Nacional de Previdência Social e secretário de Assuntos Previdenciários da Força Sindical/SP e Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico – CNTQ, atualizou os presentes com dados sobre estudos de novas formas de aposentadorias para as mulheres. “Na soma dos anos de aposentadorias, temos que levar em conta a dupla jornada, afinal, a maioria das mulheres executam as tarefas profissionais e as de casa, no cuidado da família e dos filhos”.
Neusa Maria Marques, diretora do departamento da Mulher do Sindiquímicos, destacou o encontro que proporcionou um debate importante sobre o papel de todas as pessoas na sociedade. “O ser humano necessita de incentivos para que se tornem mais atuantes e determinados em conquistar tudo o que desejar”, falou.
O evento foi prestigiado pelos diretores do Sindiquímicos, José Ailton da Silvan e Nelson Agostinho de Oliveira, o Nelsão.​