O vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo (Sinditêxtil-SP), Francisco José Ferraroli dos Santos, disse, em nota, que, “após o péssimo resultado do Produto Interno Bruto (PIB), com recessão técnica, e o aumento da inflação, não há mais espaço para a utilização da política de juros altos”. A Selic foi mantida nesta quarta-feira em 11% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.
“Os juros altos são um remédio inútil contra a inflação, além de contribuírem para o enfraquecimento da economia nacional. Outros fatores agravantes desta situação são os impostos e taxas demasiadamente onerosos, inclusive incidentes sobre investimentos e folha de pagamentos; os fretes, cada vez mais atrasados e caros, majorados pela precariedade dos transportes e a burocracia exacerbada”, diz Santos, na nota.
“Precisamos definir estratégias de longo prazo, desonerar efetivamente a produção, remover o controle artificial da inflação e oferecer ao mercado um cenário claro e transparente para estimular os investimentos produtivos”, acrescenta o vice-presidente do Sinditêxtil-SP.