A Oracle Corporation, um dos gigantes no mundo em sistemas gerenciadores de banco de dados, acaba de reconhecer o bem-sucedido case do portal Tecnologia Cidadã, oferecido pela Prefeitura de Guarulhos para oferecer na internet diversos serviços públicos, melhorar o atendimento aos cidadãos, desburocratizar procedimentos e diminuir as filas nos postos de atendimento (Fácil).
Criado pelo Grupo Giap, com tecnologia Oracle, o Tecnologia Cidadã registrou, em apenas um ano, meio milhão de acessos. Segundo a Oracle publicou em seu site, o portal tornou-se um case mundial devido a uma série de fatores (veja quadro).
Segundo Francisco Arrais, diretor de Tecnologia do Grupo Giap, a administração pública está chegando ao conceito de Governo 2.0. "As informações e os serviços públicos estão à disposição dos munícipes na internet, podendo ser acessados em qualquer lugar e a qualquer hora. Os diversos portais criados pelo poder público possibilitam a participação mais ativa – e em tempo real – dos cidadãos na definição das diretrizes do governo e na aplicação dos recursos públicos", afirmou.
Arrais acredita que será possível migrar quase 100% dos atendimentos presenciais para os serviços oferecidos via internet, facilitando a vida dos cidadãos. "Com isso, a definição e implementação das políticas e dos serviços públicos não ficarão restritas ao curto prazo, de apenas um mandato (quatro anos), sofrendo descontinuidades a cada novo governo, como normalmente acontece, mas serão continuamente aperfeiçoadas", explica.
Tecnologia Cidadã
– tempo recorde para desenvolver um portal de serviços na web, disponibilizando desde segunda via de boletos a licenciamento de mobiliário
– redução do tempo de criação dos portais de serviço de 14 meses para no máximo dois meses, graças à ferramenta Oracle Application Express (Apex)
– cumprimento da lei que obriga a publicação de todos os detalhes de arrecadação e gastos da Prefeitura no portal Transparência Cidadã
– implementação de 10 portais em apenas oito meses
– digitalização da circulação de cerca de 1.500 ofícios diários
– economia, em seis meses, de cerca de 280 mil folhas de papel
– 700 serviços disponibilizados
– Emissao de 14.500 carnes IPTU/dia
– Redução de 60% atendimento presencial na praça atendimento relativo ao IPTU
– Solicitação online para pedidos de licenças e alvaras construção com envio de documentos no site.
– Descentralização da requisição e baixa de materiais na intranet a mais de 400 repartições da Prefeitura