Estadão

São Paulo sai na frente, mas leva goleada do Fla e se complica mais no Brasileiro

Em tarde inspirada de Bruno Henrique, o São Paulo amargou mais uma derrota no Campeonato Brasileiro e complicou ainda mais a sua situação na competição. Com a goleada de 5 a 1 para o Flamengo, o time paulista segue com 11 pontos e perdeu mais uma chance de tentar avançar na tabela de classificação.

A partida jogou por terra uma longa invencibilidade do clube tricolor sobre seu adversário. A última vitória flamenguista tinha sido em julho de 2017. Nos últimos nove confrontos foram seis vitórias e três empates para os paulistas.

O resultado evidencia o bom momento do Flamengo sob o comando do técnico Renato Gaúcho. Agora são quatro vitórias e 14 gols marcados desde que ele assumiu a equipe. Arboleda abriu o placar no início do segundo tempo, mas Bruno Henrique (três vezes), Gustavo Henrique e Michael fecharam o placar.

Os dois times voltam a campo no meio de semana, mas pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O São Paulo recebe o Vasco, no estádio do Morumbi, na capital paulista, nesta quarta-feira. Já o Flamengo viaja até Natal para enfrentar o ABC, na quinta.

O Flamengo iniciou o jogo com a proposta de marcar a saída de bola dos visitantes, mas foi o São Paulo quem criou as melhores oportunidades de gol no começo da partida. Com menos de 10 minutos, o time paulista já tinha finalizado em quatro oportunidades. A melhor delas foi com Vitor Bueno após jogada de Marquinhos, obrigando Diego Alves a difícil intervenção.

A resposta do Flamengo veio logo a seguir em arrancada de Arrascaeta, que exigiu arrojo de Tiago Volpi. No momento da conclusão, o goleiro são-paulino conseguiu abafar o chute e cedeu o escanteio. O ritmo da partida foi marcado por essa tendência. O time carioca tentando sufocar com uma marcação alta, mas sofrendo com a rapidez do São Paulo na transição para o ataque.

Mais objetivo, a equipe do Morumbi conseguiu achar espaços na defesa rubro-negra e seguiu levando perigo. Até a primeira metade da etapa inicial, o time do técnico argentino Hernán Crespo arriscou seis chutes a gol contra apenas um dos mandantes.

Diante da superioridade do São Paulo, o Flamengo ajustou a marcação e equilibrou as ações. E foi o momento de Tiago Volpi aparecer. Em dois lances seguidos, ele fez duas boas defesas em arremates de Bruno Henrique e Gabriel.

O Flamengo ganhou confiança, seguiu criando mais oportunidades, mas o São Paulo soube esfriar o ímpeto dos atacantes rubro-negros. A etapa inicial terminou com uma boa chance para cada time. Rodrigo Nestor chutou com perigo e Filipe Luís mandou a escanteio. Já nos acréscimos, Matheuzinho se aproveitou de erro de Gabriel Sara, entrou na área e obrigou Volpi a bela defesa.

Na volta do intervalo, o jogo começou na mesma intensidade da primeira etapa e o São Paulo logo abriu o placar. No escanteio cobrado da direita, Arboleda subiu na pequena área e fez 1 a 0. O Flamengo foi para cima em busca da igualdade e até conseguiu o empate aos nove minutos. No entanto, o árbitro anulou o lance por mão na bola de Bruno Henrique.

Aos 24 minutos, no entanto, o time da casa chegou ao empate. Arrascaeta jogou a bola na área e Bruno Henrique entrou livre para empurrar para as redes e decretar o empate na partida. O São Paulo sentiu o golpe e relaxou na marcação. E em um belo lance individual, Bruno Henrique, em jogada individual, mandou no ângulo colocando o Flamengo na frente.

Crespo deu a resposta e colocou o Benítez em campo para tentar tornar o São Paulo mais criativo. Mas a boa marcação do Flamengo cadenciou o ritmo da partida neutralizando as ações do adversário. No final, Gustavo Henrique estabeleceu a goleada na partida. Aos 40 minutos, ele aproveitou um cruzamento e só completou para o fundo do gol fazendo 4 a 1.

No final, ainda saiu mais um gol. Michael dividiu o lance com a zaga, a bola subiu e encobriu Tiago Volpi fechando o jogo em 5 a 1.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 5 x 1 SÃO PAULO

FLAMENGO – Diego Alves; Matheuzinho, Rodrigo Caio, Gustavo Henrique e Filipe Luís (Renê); Willian Arão, Diego (Tiago Maia), Everton Ribeiro (Michael) e Arrascaeta (Vitinho); Bruno Henrique e Gabigol (Pedro). Técnico: Renato Gaúcho.

SÃO PAULO – Tiago Volpi; Arboleda, Miranda e Bruno Alves; Igor Vinícius, Liziero, Rodrigo Nestor (Igor Gomes), Gabriel Sara (Benítez) e Wellington; Vitor Bueno (Rigoni) e Marquinhos (Pablo). Técnico: Hernán Crespo.

GOLS – Arboleda, aos 2, Bruno Henrique, aos 24, aos 27 e aos 31, Gustavo Henrique, aos 40, e Michael, aos 46 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Rodrigo Caio, Filipe Luís e Willian Arão (Flamengo); Wellington (São Paulo).

ÁRBITRO – Felipe Fernandes de Lima (MG).

RENDA E PÚBLICO – Jogo com portões fechados.

LOCAL – Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

Posso ajudar?