Artigos

Sobre teoria, prática, capacitação e possibilidades

 
Teoria e prática devem andar juntas. Essa afirmação vale para um sem número de situações, inclusive para os negócios. Quem reúne os dois elementos consegue enfrentar melhor os problemas e encontrar soluções para tornar sua empresa mais competitiva.
 
É característica do empreendedor brasileiro querer colocar a mão na massa logo, fazer acontecer sem dedicar muito tempo para a preparação. Ele confia no instinto e vai em frente. Mas dessa forma, é obrigado a aprender no dia a dia, da forma mais difícil. Pesquisa do Sebrae-SP comprova esse comportamento arriscado ao mostrar que 55% dos donos de micro e pequenas empresas (MPEs) não fazem um plano de negócio antes de começar, e a falta de planejamento aparece como um dos principais motivos para o fim dos empreendimentos.
 
Por isso insisto: é preciso aliar a vivência com conhecimento teórico para superar obstáculos.
 
Vejamos o exemplo do comércio, setor que está enfrentando um ano difícil. O desempenho fraco da economia brasileira tem inibido o consumo interno, motor das MPEs. Além disso, a Copa do Mundo reduziu o número de dias úteis e prejudicou as vendas. O resultado está em outra pesquisa do Sebrae-SP que revela que de janeiro a setembro, o faturamento das MPEs do comércio paulista caiu quase 5% ante igual período de 2013.
 
Não há fórmula mágica; a resposta para encarar as dificuldades é qualificação tanto do negócio quanto do seu proprietário. Nesse sentido, o Sebrae-SP tem várias iniciativas para unir teoria e prática e a mais recente é direcionada justamente para o comércio, mais especificamente o varejo de roupas. Trata-se do Ponto de Atendimento inaugurado no bairro do Brás, na capital paulista. No local foi instalada uma loja modelo do varejo de roupas, já que a região recebe diariamente cerca de 300 mil pessoas, entre consumidores finais e comerciantes de confecção. É oferecida toda a orientação para a montagem de um estabelecimento do ramo, com aulas práticas e consultoria do Sebrae-SP especializada em administração de varejo. O interessado sai de lá sabendo como expor seus produtos e como gerir o negócio com eficiência. Tudo para fornecer ao comerciante condições de melhorar, driblar crises e se destacar no mercado.
 
Vontade é a semente para o empreendimento nascer, mas é a técnica que vai mantê-lo vivo. O empresário deve lembrar sempre disso.
 
 
Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP
 
 

Posso ajudar?