Internacional

Sobrinhos de primeira-dama da Venezuela vão a tribunal nos EUA por narcotráfico

Dois sobrinhos da primeira-dama da Venezuela, Cilia Flores, devem comparecer nesta quinta-feira a um tribunal em Nova York para esclarecer envolvimento com tráfico de drogas.

Efrain Campos e Francisco Flores foram detidos enquanto faziam uma escala em Porto Príncipe, capital do Haiti, na terça-feira e foram acusados de tentar entrar nos EUA com 800 quilos de cocaína em um avião particular. Eles portavam passaportes diplomáticos, mesmo sem direito à imunidade.

A prisão dos venezuelanos pode agravar ainda mais a relação diplomática entre os dois países e reforçar a acusação norte-americana de narcotráfico no alto escalão da administração do socialista Nicolas Maduro, presidente da Venezuela.

Sem mencionar o caso, o presidente venezuelano postou em sua conta do Twitter que “a pátria seguirá seu caminho, nem ataques, nem emboscadas imperialistas poderão com o povo dos libertos, temos um só destino…. Vencer…”

“As prisões podem dar a Maduro a desculpa que ele estava esperando para declarar um estado de emergência e postergar as eleições. Ele culpará o imperialismo dos EUA e verá como uma tentativa de acabar com seu governo”, afirmou Michael Shifter, presidente da Inter-American Dialogue.

Os ministros da Comunicação e Relações Exteriores se recusaram a comentar sobre as detenções, alegando que não haviam sido informados. Maduro e a primeira-dama não comentaram o assunto. Fonte: Associated Press

Posso ajudar?