Depois que entrou no mercado de entrada com o Etios, a Toyota tenta ocupar o espaço que ficou em relação ao Corolla, com o Yaris, que chegou – assim como a versão menor – com carrocerias hatchback e sedã. O primeiro se apresenta mais jovial e bem interessante. Já o segundo, mais conservador, mantém uma linha mais sóbria, até mais próxima das características da marca japonesa no Brasil.
Desta vez, o GuarulhosWeb avaliou um Yaris XL sedã, com motorização 1.5 e transmissão automática CVT (no ano passado, fizemos o hatch com motor 1.3). Com bom espaço o interno, esta versão – apesar de se apresentar como Premium, até para se diferenciar do também compacto Etios, sai por R$ 69,3 mil.
Bem conservador, comporta-se como um carro prático, daqueles que dá ao motorista o que ele precisa, sem o “a mais” oferecido para ganhar a briga com a concorrência. Por exemplo, não conta com câmera de ré, item mais do que comum nesta categoria, porém só disponível numa versão superior. Ganha o consumidor sim pelo ótimo espaço interno, que permite motorista e mais quatro passageiros muito bem acomodados e um porta-malas interessante. O silêncio a bordo, característica Toyota – é perceptível, o que garante mais conforto.
No desempenho, bons resultados tanto na cidade como na estrada. O motor 1.5L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 110 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 105 cv, a 5.600 giros, com gasolina, vai muito bem. Tem tocada interessante e agradável, graças à transmissão Multidrive CVT, já consagrada no Corolla, que privilegia desempenho sem abrir mão do conforto e do baixo consumo de combustível. Seu diferencial é um software de gerenciamento que simula sete marchas, mesmo quando o motorista conduz o veículo com o câmbio na posição Drive.
O Yaris possui 4.4255 mm de comprimento na versão sedã), 1.730 mm de largura, 1.490 mm de altura e 2.550 mm de distância entreeixos. A capacidade do porta-malas é de 473 litros. Já o tanque de combustível comporta 45 litros.
No visual, a Toyota propõe uma silhueta sofisticada, faróis se conectam diretamente a partir da grade dianteira, para-choque com vincos marcantes, que incluem os faróis de neblina de formato arredondado. Na lateral, destaque para a linha de cintura elevada, o que confere fluidez ao conjunto. Os retrovisores pintados na cor do veículo com piscas integrados garantem maior visibilidade e modernidade ao visual. Em todas as versões do Yaris, as rodas são de liga leve de 15” e os pneus são 185/60. Na traseira, lanternas compõem um visual harmônico e atual com as linhas das carrocerias, sendo que em ambas, o conjunto óptico invade o porta-malas, oferecendo excelente visibilidade.
Por dentro, o painel de instrumentos, que conta com display LCD, se conecta do centro para as laterais, valorizando a central multimídia e os principais comandos. Há mostradores circulares que reúnem as informações de bordo: o do lado direito mostra o termômetro do motor e o indicador de combustível, o da esquerda exibe o conta-giros, enquanto no do meio é possível visualizar o velocímetro e o computador de bordo, com funções de hodômetro parcial A e B, consumo de combustível instantâneo e médio, autonomia, velocidade média e intensidade de brilho do painel.
O que o Yaris sedã XL CVT oferece de série:
– computador de bordo,
– comandos no volante,
– descansa-braços dianteiro,
– controle de estabilidade (VSC) e de tração (TRC)
– assistente de partida em rampa (HAC)
– direção eletroassistida progressiva (EPS),
– ar-condicionado,
– vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico por um toque,
– travas elétricas,
– faróis com regulagem elétrica,
– faróis de neblina,
– retrovisor interno eletrocrômico,
– banco traseiro rebatido 40/60 (sedã),
– controle de velocidade de cruzeiro
– função Eco Driving do computador de bordo