Política

Soltur garante votar reajuste dos servidores nesta semana

Stap aceitou os 6,3% referentes a inflação acumulada no ano

O presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo Soltur (PV), afirma que colocará em votação nesta semana o projeto de reajuste salarial dos servidores municipais. O projeto precisa entrar na Casa de Leis, ser aprovado nas comissões técnicas e em duas votações no plenário. Soltur diz que deve convocar sessões extraordinárias para agilizar a votação e definirá hoje a data.

A Prefeitura de Guarulhos e o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública Municipal (Stap) encerraram as negociações do reajuste na noite de sexta-feira. A data base do reajuste é 1o de maio, mas o índice precisa ser sancionado até o dia 20 de março para que ser servidores recebem o aumento salarial ainda neste mês.

A Prefeitura não dará aumento real aos servidores, com exceção para os cerca de 7 mil que não possuem plano de carreira. O Stap queria reajuste de 12,29%, mas concordou com o 6,3% oferecidos pela Prefeitura que reflete o índice de inflação do período pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Os que não possuem plano de carreira terão incorporação de 6% no salário por progressão horizontal que não é paga desde 2003 pela Prefeitura. Os servidores que recebem mais que R$ 2,1 mil terão aumento de 3% a partir de maio e 3,3% a partir de agosto.

De Bandeira, outras demandas dos servidores continuarão a ser discutidas durante o ano. "Queremos equiparação salarial em várias categorias e a implantação do plano de cargos e carreiras para os que ainda não possuem", diz. A Secretaria de Administração e Modernização afirma que encaminhará o projeto de lei do reajuste para ser votado com urgência na Câmara Municipal e que o índice de 6,3% levou em consideração o desempenho orçamentário e financeiro da Prefeitura.

Posso ajudar?