Você já se viu em uma situação em que você tinha que achar uma solução para algum problema?
Parabéns, você foi um designer.
A mentalidade do designer envolve achar soluções que melhor resolvam um problema ou desafio levando em conta 3 fatores:
· Eficácia da solução – se ela é capaz de realmente solucionar o problema em sua plenitude.
· Eficiência da solução – se eu sou capaz de executa-la, a que custo?
· Empatia da solução – quem irá usufruir da solução, gosta dela, confia nela.
Isso é chamado Design Thinking, conceito definido e popularizado pelo professor da Universidade de Stanford na California, Rolf Faste e depois adaptada por David M. Kelley colega de Rolf e fundador da IDEO, empresa de consultoria de design do Vale do Silicio.
Mas qual o benefício de pensar como um designer?
Imagine que você tem que implantar uma mudança ou melhoria dentro da sua empresa, negócio ou até na sua casa, tradicionalmente você começaria projetando o que você quer fazer; verifica a viabilidade, os custos e o tempo para implantação; aprova o projeto e depois é mãos a obra.
O Design Thinking nos ensina que antes de começar a idealizar qualquer solução, devemos primeiro focar em algo que eles chamam de: Ganhar Empatia, que envolve basicamente o processo de se aproximar da situação problema, entender as necessidades do usuário que vai usufruir da solução; das suas necessidades e dificuldades; entender o ambiente onde ela será implantada; quem são as pessoas que irão cuidar dessa implantação.
A partir dos dados desse processo ai seguimos para a etapa seguinte, chamada: Definição da Problemática, aqui é que o processo de design acontece, ele envolve a síntese dessas informações de forma a conseguir se desenhar o real problema que deve ser solucionado.
Um processo de definição bem feito torna a etapa seguinte algo natural, que simplesmente se manifesta como a solução do problema, esta etapa chama-se: Idealizar uma Solução, e consiste em trabalhar para desenhar qual é o produto que deve ser alcançado para solucionar o problema definido anteriormente.
Com a solução idealizada agora é hora de coloca-la em prática, mas a mentalidade do designer nos ensina à começar pequeno, gere um pequeno protótipo da sua solução que possa ser disponibilizado ao usuário de forma rápida para teste. Essas são as duas etapas seguintes: Prototipagem e Teste.
A partir do Feedback dos seus usuários, refine a definição de problema, melhore a solução idealizada, construa protótipos melhores e tenha resultados mais impactantes. A partir dai, podemos repetir o ciclo muitas vezes até atingirmos o resultado desejado.
Nesse sentido, gosto de dizer que Designers são aqueles que têm a capacidade de transformar problemas em resultados.
E você já resolveu algum problema hoje?