Não à toa, o Honda HR-V se tornou, em muito pouco tempo, o sonho de consumo de quem busca um carro diferenciado, que une – conforme divulga o próprio fabricante – o belo design de um coupé unido à funcionalidade de uma minivan e postura robusta de um SUV. O GuarulhosWeb avaliou um modelo LX CVT, versão mais simples, mas equipada com câmbio automático, durante uma semana, e – de cara – já pode perceber que tanto no visual como na posição de dirigir, ele agrada de verdade.
Assim não é de se estranhar que – sete meses após o seu lançamento – o HR-V se consolida como o líder de vendas da Honda no País. Já são 33.183 unidades vendidas, segundo o fabricante anunciou nesta segunda-feira, dia 19. É o tipo de carro que você não consegue sair da revenda com ele na mão, já que sempre vai ter alguém à sua frente na fila de espera de consumidores confirmados.
Além do visual, vale destacar o que o HR-V acomoda até cinco ocupantes com bom nível de conforto. O cockpit tem design esportivo, com o console central elevado, que cria ambientes exclusivos para o motorista e o passageiro da frente. Essa “separação” valoriza o espaço de cada um, passando a ideia de uma maior amplitude. O prazer de dirigir se intensifica pela posição mais alta, típica de um SUV.
O bom espaço interno não significa um exagero do lado de fora. São 4.295 mm de comprimento (tamanho de carros compactos um pouco maiores), 1.586 mm de altura, 2.610 mm de entre-eixos, 1.770 mm de largura e a disposição central do tanque de combustível. Por isso, cinco passageiros vão muito bem, sem apertos. O porta-malas possui 437 litros de capacidade. Ou seja, dá para levar a bagagem de todo mundo.
Não espere milagres
Não espere do HR-V um desempenho fora do comum. Como todo bom Honda, ele mantém um ritmo interessante, mas suave com o motor 1.8 i-VTEC aliado à transmissão CVT. É um SUV não voltado ao fora de estrada. Lembre-se que se trata de uma minivan familiar, bonita, bem acabada, que chama a atenção e tem um comportamento discreto. Tem trocas de marchas precisas, porém não queira tirar leite de pedra, buscando uma reação mais rápida do que ele pode proporcionar. Se pisar mais forte no acelerador, por exemplo, vai sentir uma reduzida de marchas mais forte e um pouco de demora para reagir. Mas isso decorre da priorização do conforto.
O motor i-VTEC 1.8 gera potência máxima de 139 cv a 6.300 rpm e torque de 17,44 kgfm a 5.000 rpm com a utilização de etanol – quando abastecido com gasolina, são 140 cv a 6.500 rpm e 17,34 kgfm a 4.800 rpm. Para garantir performance com segurança, toda a linha HR-V traz, de série, o controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering). Esse dispositivo interpreta o movimento do motorista favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo.
Bom número de equipamentos
O modelo é equipado com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que mantém o veículo freado por alguns segundos para auxiliar a saída em aclives. Também são itens de série os pneus 215/55 R17, as rodas de 17” com design esportivo e o sistema de freios a disco nas quatro rodas com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem).
O HR-V conta com freio de estacionamento eletrônico (EPB) e sistema Brake Hold de série, que permite ao motorista acionar o freio e manter o carro parado por um longo período, como em um congestionamento. O controle é automaticamente ativado. Mesmo que tire o pé do pedal, o veículo permanecerá freado e, ao acelerar, o freio é automaticamente liberado, oferecendo mais conforto em trânsito urbano.
No visual, os principais destaques
A frente do HR-V é composta por uma grade arrojada e larga com acabamento em black piano, envolvida pelo para-choque e pelo conjunto de faróis alongados que se estendem até o para-lama, trazendo a atual identidade visual da Honda – Solid Wing Face. Nas laterais, as duas linhas sólidas que cortam a carroceria são criadas com um traçado dinâmico, distinto e agudo a partir da coluna “C”. As portas traseiras trazem maçanetas embutidas, reforçando a esportividade do design coupé. A parte traseira do veículo apresenta um visual mais elevado, refletindo uma postura forte e robusta. Para dar um toque ainda mais requintado, lanternas, luzes de freio e brake light com LEDs.
A família HR-V
LX MT – R$ 69.900
LX CVT – R$ 75.400 (modelo avaliado)
EX CVT – R$ 80.400
EXL CVT – R$ 88.700
• Acréscimo de R$ 1.200 para pintura metálica/perolizada