Mundo das Palavras

Sons da perda de Alfonsina

Há intérpretes que conseguem criar uma atmosfera emocional com os sons lançados por eles no ar, através de seus instrumentos musicais ou apenas de suas vozes. Ella Fitzgerald e Ray Charles, por exemplo, encerram alguns ouvintes num clima psicológico tão denso que os deixam com a respiração lenta e pesada. E,seus pulmões só voltam a ter ar normalmente, através de um longo suspiro de alívio, no final das gravações deles.  
 
Esta capacidade de lançar no ar atmosférico vibrações sonoras carregadas de emoções ainda é algo inexplicável. Mas, tão maravilhoso quanto este fenômeno é o que ocorre em seguida com algumas pessoas expostas a estes sons. Aperfeita absorção dos sentimentos transportados neles pela interioridade psíquica delas. Trata-se portanto de algo mais do que acuidade auditiva. Mais até do que da revelação da possibilidade de “leitura” e entendimento do conteúdo das notas musicais emitidas. Trata-se da posse por estes seres humanos de uma empatia que lhes permite“sentir junto” com o artista que criou aquele som a mesma emoção.
 
Na internet se podem ver estes fenômenos, graças às postagens de dois vídeos. Num, Mercedes Sosa fica tomada pelos sentimentos de tristezas e dor provocados pelo suicídio de AlfonsinaStorni. A poeta se afogoupropositalmente no mar, aos 46 anos, em 1938. Três dias antes tinha escrito o poema “Voy a dormir”.A cantora expressa seus sentimentosnuma tocante interpretação da música “Afonsina y el mar”,criação do compositor e pianista Ariel Ramirez, com o jornalista, escritor e historiador Félix Luna.
 
Mercedes Sosa tinha tido familiaridade com o impulso autodestrutivo da poeta, num período de depressão aguda. Mas “Alfonsina y el mar” foi gravada, em 1969, ao longo de sua extensa carreira, na qual lançou mais de 300 músicas. No entanto, os sentimentos lançados ao ar pelas notas daquela músicapenetraram na memória auditiva-emocional de seus patrícios.
 
E vieram à tona em 2009, de modo espontâneo,quando a cantora faleceu, aos 72 anos. No velório dela, as pessoas em volta do seu caixão, de repente, começaram a cantar as notas daquela melodia tomadas pelos mesmossentimentos embutidos nelas por Mercedes. Como se tristeza outros sentimentospermanecessemno ar, dando a nós, seres humanos, o poder de compartilhar intimidade com quem já não vive mais.
 
Os dois vídeos são, respectivamente: 
 
https://www.youtube.com/watch?v=6O7vewJGMYk
 
https://www.youtube.com/watch?v=uzaQQ1lPe2U)
 

Posso ajudar?