Saúde

Sorrindorfina alegra pacientes e funcionários do Hospital Pimentas

Pacientes do Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso (HMPB), em Guarulhos (SP), administrado pelo IDGT, receberam na manhã de quinta-feira, 30, a visita do grupo Sorrindorfina. A equipe de palhaços passou nos setores de pediatria, clínica médica e maternidade, levando alegria e leveza aos ambientes.

“Sinto que é um propósito, uma missão de vida. Nós aprendemos muito com os pacientes. A gente recebe mais do que oferece, isso é incrível. Sinto-me muito bem fazendo isso”, disse Manoela Mendes (Dra. Mandacaru), uma das voluntárias.

Os doutores palhaços, chamados de besteirologistas, não fazem simples visitas, mas intervenções, segundo o Dr. Nanal. Eles passam de ala em ala, encenam, brincam e interagem com os pacientes e funcionários. A ideia, segundo ele, é criar bons momentos para todos. “Quando o paciente sorri nós podemos ir embora com o sentimento de dever cumprido”, comenta.

O grupo existe há mais de sete anos e, há cerca de seis anos, incluiu no roteiro de visitas os pacientes e funcionários do HMPB. Está é a terceira visita pós pandemia na unidade. “A palavra-chave é gratidão, pois e gratificante poder levar sorrisos ao rosto das pessoas”, afirmou Roselaine Loyola (Dra. Pérola).

O Sorrindorfina teve início em agosto de 2015, por meio do pedagogo e militar aposentado Arnaldo José Pires Barbosa (Dr. Nanal), que vai ao Pimentas semanalmente, inclusive aos sábados e domingos, para fazer esse trabalho. Em 2019 foram realizadas mais de 100 visitas ao hospital, beneficiando cerca de 6000 pessoas.