Cidades

SORRISO AMARELO

Coluna do jornalista Sérgio Lessa sobre os bastidores da política de Guarulhos

A Comissão de Higiene e Saúde Pública da Câmara visitou na quarta- feira a UBS Parque Cecap para averiguar denúncias sobre a falta de atendimento odontológico no local. Os vereadores foram recebidos pela gerente da unidade, Márcia Viana, que explicou que uma peça do equipamento utilizado junto aos pacientes quebrou e os dentistas estão aguardando o técnico responsável para realizar a troca. A fila para o atendimento está enorme.

Expectativa

O Tribunal Superior Eleitoral adiou na noite de ontem novamente o julgamento sobre a criação do 31º e do 32º partidos políticos do país, o PROS (Partido Republicano da Ordem Social) e o Solidariedade. Com isso, os cerca de 50 deputados federais que negociam ingressar nas novas siglas terão que esperar mais alguns dias para inaugurar a temporada do troca-troca entre as legendas. Em Guarulhos muitas movimentações e grande ansiedade.

Quem fiscalizará?

A Dersa deverá plantar mil hectares de floresta para compensar os impactos ambientais do Trecho Norte do Rodoanel. Haverá compensação pelo impacto na paisagem e pela supressão da vegetação. Guarulhos pleiteia parte dos R$ 25 milhões disponíveis para isso, já que 50% dos impactos de toda obra ocorre aqui. Serão plantadas ainda duas vezes o número de árvores suprimidas, mas não há garantia de que isso ocorra dentro do limite do município.

Números

O Trecho Norte do Rodoanel deverá desapropriar 389 famílias pelo programa social, sendo 190 da Vila União, 12 do Parque Primavera, 18 do Jardim Bananal, 50 no Jardim São João, 20 na Cidade Soberana, 84 no Soberana II e 15 no Jardim Carmela. Até agora não houve nenhum tipo de conflito com os moradores, entretanto tudo está sendo resolvido por vias judiciais. As informações foram passadas pelos engenheiros responsáveis pela obra.

Mais demora

A última reunião da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente contou com a participação do conselheiro tutelar João Henrique Neves, que relatou algumas dificuldades encontradas no atendimento de crianças vítimas de violência em delegacias. Os vereadores Elmer Japonês (PSC), Gilvan Passos (PSDB) e Guti (PV) pretendem chamar todos os conselheiros da cidade para participarem de uma audiência pública debatendo o assunto.

Posso ajudar?