Política

SOS Mata Atlântica lança plataforma ambiental para eleições 2012

Todos os candidatos a prefeito e vereador foram convidados para o evento que foi realizado na última terça-feira na Câmara Municipal
A Fundação SOS Mata Atlântica lançou nesta semana a plataforma ambiental para as eleições deste ano. O documento é um instrumento de apoio ao eleitor, que visa contribuir na avaliação do candidato escolhido e após o pleito na hora de cobrar propostas e resultados. Além de servir para os candidatos que podem utilizá-la e incorporar os temas em seu Plano de Governo.

Todos os candidatos a prefeito e vereador foram convidados para o evento que foi realizado na última terça-feira na Câmara Municipal. No entanto, dos parlamentares que buscam a reeleição no Legislativo apenas a vereadora Luiza Cordeiro (PC do B) estava presente na solenidade. Já dentre os candidatos a Prefeitura, Joel Paradella (PSTU) foi o único que assinou o documento, segundo a organização do evento. A maioria enviou justificativas a organização do evento afirmando compromissos partidários.

Na plataforma estão listadas as contribuições que podem ser incorporadas aos 3.222 municípios brasileiros que possuem, em seu território, o bioma Mata Atlântica. As propostas são baseadas em cinco eixos principais: desenvolvimento sustentável, clima, educação, saúde e saneamento básico.

Segundo o coordenador de mobilização da SOS, Beloyanes Monteiro, o primeiro objetivo do evento foi alcançado com êxito. "A nossa primeira meta era envolver a sociedade civil, porque é ela quem promoverá as mudanças necessárias. Após as eleições, vem a segunda parte que é cobrar os candidatos eleitos para que cumpram as diretrizes da plataforma", explicou.

O documento conta com a parceria da Frente Parlamentar Ambientalista e da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), além do apoio do Movimento Cabuçu, da Rede Nossa São Paulo, e da Comissão Permanente de Meio Ambiente.

Posso ajudar?