Saúde

SP distribuirá 18 mil camisinhas no Dia Mundial de Luta contra contra a Aids

A data, 1º de dezembro, também marca o último dia da campanha estadual "Fique Sabendo", com testes gratuitos de HIV em 460 municípios paulistas

Para esta quarta-feira, 1º de dezembro, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo preparou uma série de ações. O objetivo é conscientizar a população no Dia Mundial de Luta contra Aids, na cidade de São Paulo. A programação envolve distribuição de 18 mil camisinhas, palestras, atividades culturais e a soltura de 2 mil balões em frente ao hospital estadual Emílio Ribas.

Mais 10 mil preservativos serão distribuídos aos usuários de linhas de ônibus, a partir das 5h30, no Terminal Parque Dom Pedro II. A iniciativa é do Programa Estadual DST/Aids, em parceria com o Sindicato dos Motoristas de Transporte Coletivo de São Paulo. Já às 15h30, os visitantes da Galeria do Rock poderão participar do evento "Todas as tribos unidos na luta contra a Aids", que contará com apresentações de grafite e de street dance, orientação sobre teste de sorologia e distribuição de seis mil preservativos.

A data também marca o último dia da campanha estadual "Fique Sabendo", com testes gratuitos de HIV em 460 municípios paulistas. Entre as 13h e 17h, mais duas mil preservativos serão distribuídos às pessoas que forem às unidades dos Sescs Vila Mariana, Santana, Ipiranga, Pinheiros e Pompéia, onde também serão oferecidos exames para detecção do vírus da Aids.

Programa Estadual DST/Aids
05h30 – Prevenção no Terminal de Ônibus Parque Dom Pedro II, com a distribuição 10 mil preservativos.
13h – Encerramento da campanha "Fique Sabendo" nas unidades do Sesc Vila Mariana, Santana, Ipiranga, Pinheiros e Pompéia, com a distribuição de 2 mil preservativos e realização de teste de HIV.
15h30 – "Todas as tribos unidas na luta contra a Aids", com apresentações de grafite e de street dance, orientação sobre sorologia e distribuição de 6 mil preservativos em frente à Galeria do Rock.

Instituto de Infectologia Emílio Ribas
8h45: "HIV – Presente, Passado e Futuro", com David Uip, diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.
9h30: "HIV – Situação atual e perspectivas futuras – Situação epidemiológica no Estado de São Paulo", com Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids.
10h30: "Retrovirologia humana – desde o princípio ao HIV e o HIV para o futuro", com Roberto Trujillo, presidente da Sociedade Panamericana de Neurovirologia – Washington, USA
12h: Cerimônia de soltura de 2.000 balões.
15h30: Dossiê MTV, com a apresentação dos 13 comerciais desenvolvidos conforme os temas eleitos pelos adolescentes para promover a medicina na adolescência.
19h30: Noite Cultural – apresentações de Nany People, da peça teatral dos adolescentes: "A Peça" e das atividades artísticas Vem Ver Dançar: "O Tango", Ouvir Ver Tocar: "A Musica" e "Grupo Doce Encontro".

Posso ajudar?