Saúde

SP não deve encerrar restrições no dia 11, estima coordenador do Centro de Contingência

Segundo Gabardo, como as taxas de ocupação de UTI ainda estão próximas a 90%, não faz sentido algum flexibilizar as regras de isolamento neste momento

O coordenador executivo do Centro de Contingência do Coronavírus, João Gabardo, afirmou em entrevista ao programa Bom Dia São Paulo da TV Globo que o Estado não se encontra em condições para sair da fase emergencial no próximo dia 11 de abril. A decisão sobre a possível flexibilização das normas de restrição deve sair até sexta-feira, quando o Centro de Contingência do Coronavírus anunciará as novas regras, a partir da próxima segunda-feira.  

Segundo Gabardo, como as taxas de ocupação de UTI ainda estão próximas a 90%, não faz sentido algum flexibilizar as regras de isolamento neste momento. Ele afirmou que não acredita que as taxas vão cair abaixo de 80% ao longo desta semana, já que o sistema de saúde em todo o Estado segue bastante pressionado.  

O coordenador disse que São Paulo não chegou a superar 100% de ocupação nas internações, mas que nos últimos dias vem percebendo uma ligeira queda na procurar por leitos. Segundo ele, isso ainda é insuficiente para ter o alívio necessário para que se pense em flexibilização. Porém, disse que a decisão final não é só dele e depende de outros fatores que serão levados em consideração pelo Centro de Contingência.

Posso ajudar?