Cidades

SP não deve ter blocos nas ruas, mas estuda carnaval em Interlagos ou no Memorial da AL

A prefeitura de São Paulo praticamente descartou a realização dos desfiles de blocos nas ruas da Capital durante o Carnaval. Mas uma solução alternativa deve ser anunciada nesta quinta-feira, com os blocos podendo sair em ambientes controlados, como o Autódromo de Interlagos e o Memorial da América Latina. Os desfiles de escolas de samba no Sambódromo do Anhembi deverão ser mantidos.

Segundo autoridades sanitárias, os blocos fora das ruas poderiam receber os foliões de forma controlada, com a obrigatoriedade da apresentação do passaporte da vacina ou exames de Covid-19, assim como ocorre em estádios de futebol e como será para acessar as arquibancadas do Sambódromo. Também existe a pressão do patrocinador do Carnaval de São Paulo, a Ambev, que quer manter as festividades na Capital.

Já a prefeitura do Rio de Janeiro decidiu cancelar os blocos de rua no carnaval de 2022. A decisão foi tomada levando em conta os dados epidemiológicos, que apontam para um novo aumento de casos de covid-19 após um período de quedas. Representantes de diversos blocos foram informados pelo prefeito Eduardo Paes durante uma reunião na tarde  segunda-feira.

“O carnaval de rua nos moldes que eram feitos até 2020, já não aconteceu em 2021 e não vai acontecer em 2022. Eu falo aqui como um prefeito que gosta de carnaval, como um cidadão, mas infelizmente a gente não pode fazer”, disse.

Segundo o prefeito, os desfiles no sambódromo estão mantidos, bem como também poderão ocorrer bailes em locais fechados. Um protocolo de controle para o público ainda será detalhado. Estar em dia com a vacinação será um dos pré-requisitos para poder acessar esses eventos. O uso de máscara também será necessário.

Posso ajudar?