A cidade de São Paulo entrou em estado de alerta para alagamentos após registrar temporais em vários pontos na tarde desta terça-feira, 1º. A chuva forte provocou enchentes, desabamento e quedas de árvores. Cerca de oito áreas da capital estão com instabilidade, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura (CGE).
Uma árvore caiu em cima de um veículo na rua Dr. Thirso Martins, 32, na Vila Mariana, zona sul paulistana. Três pessoas ficaram presas nas ferragens. Duas crianças, uma de oito e outra de dez anos, além de um casal, foram retiradas do local conscientes e sem ferimentos. A informação foi confirmada pelos bombeiros.
Ocorrências de quedas de árvores foram registradas em outros três pontos da região. Ainda houve um desabamento em Santo André, na região metropolitana, e enchentes em Moema e Ipiranga, também na zona sul.
Segundo o CGE, nas próximas horas o tempo segue instável com possibilidade de chuvas fortes, potencial para rajadas de vento, alagamentos e até queda de granizo.
Os registros da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostram aumento de lentidão na zona norte, com 33 quilômetros de congestionamento, e atenção para o centro, com 12 quilômetros. A Defesa Civil de São Paulo destaca a chuva isolada na região norte com ventos e raios, pedindo cuidado para a população nas próximas horas.
O alerta mais recente do CGE coloca a zona norte e a Marginal do Tietê como as principais regiões em estado de atenção desde as 13h40.
Veja as regiões com alerta para alagamentos:
Zona Norte, desde às 13h40
Marginal Tietê, desde às 13h40
Zona Leste, das 14h10 às 16h08
Zona Sudeste, das 14h10 às 16h08
Zona Oeste, das 13h40 às 16h08
Centro, das 13h40 às 16h08
Marginal Pinheiros, das 13h40 às 16h08
Para os próximos dias, o cenário não muda. A tendência é de ocorrências de novos temporais sobre a Grande São Paulo a partir da tarde. São esperadas chuvas acompanhadas por raios, trovões, rajadas e vento e queda de granizo, A temperatura deve chegar aos 28°C.