De olho nos consumidores que prezam por um carro de aparência aventureira e com apelo esportivo, a Volkswagen lança seu terceiro modelo para essa faixa. Depois do CrossFox e da Saveiro Cross, chega ao mercado a Space Cross, que é derivada da Space Fox que, por sua vez, é a "perua" – ou spacevan do Fox. Vem para bater de frente com a Weekend Adventure, da Fiat, que há mais de dez anos domina esse mercado.
Apesar do apelo aventureiro, é o tipo de carro que dificilmente vai enfrentar situações adversas. Vez ou outra, o proprietário vai colocá-la no barro ou em terrenos mais difíceis. A seu favor, apenas a suspensão elevada – 33 mm na dianteira e 35 mm na traseira, em comparação à do SpaceFox -, criada para possibilitar o acesso com maior facilidade a caminhos não asfaltados. Os pneus são 205/55 R15.
Leia também: Space Cross – Por dentro, pitadas da SpaceFox
Segundo a VW, um dos atrativos do Space Cross é a oferta do maior pacote de itens tecnológicos do segmento, que inclui computador de bordo com sete funções, espelho retrovisor interno eletrocrômico, faróis com acendimento automático e função coming & leaving home, sensor de chuva, retrovisor externo com função tilt down e sensor de estacionamento traseiro. O carro traz, de série, conjunto elétrico, ar-condicionado e direção hidráulica além de airbags dianteiros e freios ABS.
O Space Cross conta com motor 1.6 VHT Total Flex que desenvolve 104 cv quando abastecido com etanol e 101 cv com gasolina. Tem transmissão manual de cinco velocidades, conhecida pela precisão e suavidade dos engates, além da resistência e da durabilidade. Opcionalmente, diferente do irmão CrossFox que não tem essa possibilidade ainda, conta com a transmissão automatizada ASG (Automated Sequential Gearbox).
Números do fabricante apontam que, na versão com câmbio manual, o Space Cross acelera de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e tem velocidade máxima de 177 km/h, com etanol. Abastecido com gasolina, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,8 segundos e a velocidade máxima é de 175 km/h. Com transmissão I-Motion, faz de 0 a 100 km/h em 12 segundos e chega a 177 km/h (com etanol). Com gasolina no tanque, os números são de 12,3 segundos e 175 km/h, respectivamente.
A Space Cross vai custar R$ 57.990 (manual) e R$ 60.690 (I-Motion).