Cinema

Space Cross, mais uma aventureira urbana da VW

Em duas versões, modelo spacevan" do Fox oferece maior pacote tecnológico do segmento"

De olho nos consumidores que prezam por um carro de aparência aventureira e com apelo esportivo, a Volkswagen lança seu terceiro modelo para essa faixa. Depois do CrossFox e da Saveiro Cross, chega ao mercado a Space Cross, que é derivada da Space Fox que, por sua vez, é a "perua" – ou spacevan do Fox. Vem para bater de frente com a Weekend Adventure, da Fiat, que há mais de dez anos domina esse mercado.

Apesar do apelo aventureiro, é o tipo de carro que dificilmente vai enfrentar situações adversas. Vez ou outra, o proprietário vai colocá-la no barro ou em terrenos mais difíceis. A seu favor, apenas a suspensão elevada – 33 mm na dianteira e 35 mm na traseira, em comparação à do SpaceFox -, criada para possibilitar o acesso com maior facilidade a caminhos não asfaltados. Os pneus são 205/55 R15.

Leia também: Space Cross – Por dentro, pitadas da SpaceFox

Segundo a VW, um dos atrativos do Space Cross é a oferta do maior pacote de itens tecnológicos do segmento, que inclui computador de bordo com sete funções, espelho retrovisor interno eletrocrômico, faróis com acendimento automático e função coming & leaving home, sensor de chuva, retrovisor externo com função tilt down e sensor de estacionamento traseiro. O carro traz, de série, conjunto elétrico, ar-condicionado e direção hidráulica além de airbags dianteiros e freios ABS.

O Space Cross conta com motor 1.6 VHT Total Flex que desenvolve 104 cv quando abastecido com etanol e 101 cv com gasolina. Tem transmissão manual de cinco velocidades, conhecida pela precisão e suavidade dos engates, além da resistência e da durabilidade. Opcionalmente, diferente do irmão CrossFox que não tem essa possibilidade ainda, conta com a transmissão automatizada ASG (Automated Sequential Gearbox).

Números do fabricante apontam que, na versão com câmbio manual, o Space Cross acelera de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e tem velocidade máxima de 177 km/h, com etanol. Abastecido com gasolina, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,8 segundos e a velocidade máxima é de 175 km/h. Com transmissão I-Motion, faz de 0 a 100 km/h em 12 segundos e chega a 177 km/h (com etanol). Com gasolina no tanque, os números são de 12,3 segundos e 175 km/h, respectivamente.

A Space Cross vai custar R$ 57.990 (manual) e R$ 60.690 (I-Motion).

Posso ajudar?