Com gol de pênalti aos 47 minutos do segundo tempo, o Sport arrancou o empate, por 2 a 2, com o Avaí, e garantiu neste domingo a invencibilidade no Brasileirão. No entanto, o empate no estádio da Ressacada, em Florianópolis, pode custar ao time pernambucano a liderança da tabela.
O Sport, único time ainda invicto no campeonato, tem agora 23 pontos e pode ser superado no decorrer desta 11ª rodada por Atlético-MG, Fluminense e Grêmio. As três equipes somam 20 pontos. Com maior saldo de gols, o time mineiro é o que teria mais chances de assumir a ponta. Já o Avaí, que deixou escapar a vitória em casa, tem 13 pontos e ocupa provisoriamente a 12ª colocação.
O duelo da manhã deste domingo começou movimentado na Ressacada, com os dois times buscando o gol. O Sport tentou marcar logo no início e não deu trégua para a zaga do Avaí. A equipe catarinense, por sua vez, explorou as jogadas pela lateral direita com Nino Paraíba, mas não conseguia furar a defesa do visitante.
Depois de insistir, o Sport abriu o placar aos 21 minutos. Renê cruzou da esquerda, o goleiro Vagner saiu mal do gol, e Diego Souza surgiu entre a zaga para cabecear para as redes.
O gol não abalou o Avaí. Sem recuar, continuou insistindo pela direita. E teve sucesso aos 37. Nino Paraíba cruzou por baixo, a bola passou por Anderson Lopes e sobrou para Renan mandar para o gol e deixar tudo igual. Apenas dois minutos depois, o time catarinense buscou a virada.
Willian aproveitou o espaço pela direita, rolou pra Rômulo, e correu para receber no meio da área. A bola rasteira sobrou no meio e, na dividida, Willian chegou junto com o zagueiro Samuel Xavier, que marcou contra.
O Sport começou o segundo tempo perseguindo o empate, avançando a marcação, mas abrindo espaço para jogadas de velocidade do adversário. O Avaí teve chances de ampliar, logo nos 11 minutos da segunda etapa, com Willian acertando uma bola venenosa na trave de Danilo Fernandes, em chute cruzado.
O líder do Brasileirão tentou se impor novamente em campo, apostando nas falhas de marcação do Avaí na saída de bola. O jogo continuou pressionado até os últimos minutos. Até que, aos 45 minutos, Jubal derrubou André na área. O mesmo atacante converteu o pênalti e garantiu a invencibilidade do Sport na competição.
FICHA TÉCNICA:
AVAÍ 2 x 2 SPORT
AVAÍ – Vagner; Nino Paraíba, Jéci, Jubal e Romário; Renan, Eduardo Neto e Tinga (Pablo); Anderson Lopes (Éverton Silva), William e Rômulo. Técnico: Gilson Kleina.
SPORT – Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, DUrval e Renê; Rithely, Wendel (Samuel), Maikon Leite (Régis), Diego Souza (Rodrigo Mancha) e Marlone; André. Técnico: Eduardo Baptista.
GOLS – Diego Souza, aos 21, Renan, aos 37, e Samuel Xavier (contra), aos 39 minutos do primeiro tempo. André (pênalti), aos 47 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Jéci, Vagner, Jubal (Avaí); Willian e Diego Souza (Sport).
CARTÃO VERMELHO – Eduardo Neto (Avaí).
ÁRBITRO – Dewson Fernando da Silva (PA).
PÚBLICO – 8.116 pagantes.
RENDA – Não disponível.
LOCAL – Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC).