O Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública de Guarulhos (Stap) acionou a Prefeitura sobre o direito dos trabalhadores a receber o quinquênio ou sexta parte. De acordo com a entidade, tem casos que o servidor tem direito aos dois benefícios.
O quinquênio é adicional de 5% no salário de quem tem cinco anos de serviço público. Sexta parte é benefício de 1/6 do salário de quem tem acima de 20 anos no funcionalismo. “Estamos abrindo dezenas de processos porque, se não o fizermos, a Administração vai ficar empurrando com a barriga”, comentou Jair Lima, presidente do Stap.
O sindicato que o servidor vá ao DRH da Prefeitura e faça o requerimento de uma certidão de tempo de serviço e outra negativa de reconhecimento do benefício. Basta levar seu código funcional ou crachá. Após o requerimento, ele pega um protocolo. Depois de alguns dias, volta ao DRH e retira a resposta, contendo seu histórico funcional.
O segundo passo é ir ao sindicato, levando o histórico do DRH, Carteira de Trabalho, comprovante de endereço residencial e os seis últimos holerites. Dias e horários: segundas, quartas e sextas, das 9h às 12h, às terças, das 14h às 18h. A sede do Stap fica na avenida Esperança, 840, Vila Progresso.