Saúde

Stap criará comissão de saúde para os funcionários públicos

De acordo com sindicato da categoria, diagnósticos são tardios em casos de doenças graves

O Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal de Guarulhos (Stap) deve criar uma comissão de saúde do trabalhador para averiguar problemas relacionados a saúde dos funcionários públicos. De acordo com a entidade o diagnóstico tardio de doenças como câncer, diabetes e cardiovasculares tem sido a principal causa de morte entre os funcionários públicos de Guarulhos.

Como os servidores não têm direito aos planos de saúde, muitos demoram a conseguir atendimento nas Unidades Básicas de Saúde do município, fazendo com que esses profissionais descubram tardiamente que são portadores de certas patologias.

"Desde 2005 há uma luta com o governo sobre esse assunto. Quando pedimos o convênio médico sempre ouvimos o discurso de que não é possível em detrimento da população. Contudo, são, aproximadamente, 23.000 servidores que deixariam de utilizar o sistema público de saúde dando lugar para os munícipes que dependem dele", afirmou Denílson Bandeira, diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal de Guarulhos (Stap).

Essa situação foi vivida por Adilson Queiroz, diagnosticado com câncer no intestino através de exames feitos por conta própria em uma unidade de saúde do município. "Decidi fazer um check-up e descobri que estava com câncer. Se eu não tivesse buscado ajuda a tempo poderia ter descoberto tarde demais", afirmou Queiroz que enfatizou que somente no ano passado foram cerca de dez servidores que ele viu falecer em decorrência de doenças graves.

Vale ressaltar que há uma divisão entre os funcionários público do município. Os estatutários, que possuem plano de saúde através do Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos Municipais (Ipref), e os contratados em regime CLT que não possuem o beneficio.

Posso ajudar?