Cidades

Stap denuncia contaminação de solo em escola municipal

Laudo da Cetesb detecta metais e aponta riscos de câncer a pessoas (alunos e servidores) em área ao lado de escola municipal na Vila Flora, no Itapegica

   O Sindicato dos Servidores Municipais de Guarulhos (Stap) recebeu denúncia de contaminação em terreno ao lado da escola EPG José Jorge Ferreira – na rua Henrique Riccó, Vila Flora (Itapegica). Apurou e teve acesso a laudo da Cetesb, de 6 de março deste ano. A escola fica rente a terreno contaminado por produtos (arsênio, benzeno, chumbo, metanol etc.) que põem em risco a saúde e a vida humana.

        Diz lado da Cetesb – sobre as condições do terreno -: “Em face do exposto, visto que já foram efetivamente identificados riscos potenciais superiores aos limites máximos admissíveis na área, a Cetesb manifesta-se desfavoravelmente à implantação de empreendimento imobiliário residencial em terreno situado à rua Henrique Riccó, s/nº, bairro Vila Flora” – região do Itapegica.


        O laudo também aponta para “riscos carcinogênicos”, ou seja, da ocorrência de câncer em razão de agentes químicos e contaminação. Segundo consta, é grande a incidência de câncer entre moradores da região.        

Aborto: relatos dão conta de três abortos sofridos por professoras daquela unidade e que uma Servidora estaria gestando feto anencéfalo.
       

Providências – Ainda nesta segunda (26), o Stap encaminhou ofícios às Secretarias da Educação; da Administração; à Defesa Civil; à Vigilância Sanitária; e a outros órgãos, como o Ministério Público, cobrando providências.
        

600 – A EPG José Jorge Ferreira reúne educação infantil (de zero a quatro anos) e ensino fundamental. A escola tem cerca de 600 alunos, mais 50 Servidores, entre professores, cozinheiras e outros.
      

  Grave – Pedro Zanotti Filho, presidente do Sindicato, afirma: “O caso é grave e está gerando grande apreensão entre os Servidores. Penso que é o caso de interditar a escola, para que a saúde de alunos e Servidores não corra qualquer risco”.
       

Sesmet- O Sindicato está marcando reunião com o Sesmet da Prefeitura, a Cipa da área e também chamando representantes de Secretarias para reunião na sede, nesta quarta. O Stap também vai pedir inspeção do Ministério do Trabalho. 

Posso ajudar?