Para evitar que a sensação de insegurança se propague em toda a cidade e afete diretamente o serviço público oferecido à população, a STT (Secretaria de Transporte e Trânsito) em conjunto com a GCM (Guarda Civil Municipal) e a Polícia Militar, a partir desta quinta-feira, 27, adotam esquema especial para garantir o pleno funcionamento do sistema de transporte local.
No entanto, a Pasta afirma que a operação do sistema de transporte coletivo na cidade, até o momento, está normal e com sua frota operando com 100% dos veículos da três operadoras, bem como nenhuma movimentação suspeita. Ela também confirmou a depreciação de um ônibus e uma van intermunicipal, que foram incendiadas por vândalos, além de duas tentativas em ônibus municipais.
Diante dos incidentes que ocorreram na noite da última quarta-feira, 26, a STT realizou reunião com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal para intensificar o efetivo nas ruas guarulhenses, em especial, no período noturno. De acordo com a STT, todos os agentes estão nas ruas e a CIIG (Central de Inteligência Integrada de Guarulhos), que está fazendo o monitoramento do trânsito com as suas 50 câmeras que ficam 24 horas ligadas em pontos estratégicos.
A operação tem como objetivo detectar qualquer movimento fora do comum e já poderá acionar o esquema especial de desvios de itinerários. A STT também garante que nenhum cidadão guarulhense ficará transporte público desde esta data, a exemplo do que ocorreu na noite da última quarta-feira.
Ainda segundo a Secretaria de Transportes e Trânsito, depois da redução da frota para quase zero, equipes da STT fizeram um esquema na porta das faculdades com coletivos e veículos próprios da Pasta para conseguir levar os alunos até os terminais de ônibus, que também estiveram com seu funcionamento prejudicado, e até bem próximo de suas casas quando necessário.