Um veículo acidentado ficou exposto no cruzamento da avenida Paulo Faccini com a Tiradentes, desde às 03h da madrugada desta segunda-feira, para chamar atenção dos motoristas sobre os riscos que o trânsito pode provocar para a vida das pessoas. A iniciativa faz parte da campanha da Semana Nacional do Trânsito, que começou no último domingo e vai até o dia 25.
As ações estão sob coordenação da Escola Pública de Trânsito (EPT), órgão ligado à Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito com o tema "O trânsito só muda quando a gente muda – Faça a sua parte!". A exposição com veículos que se envolveram em acidentes também poderão ser vistos em outros dois cruzamentos – na avenida Santos Dumont com a rua Holandesa e na avenida Anton Philips com a avenida Guarulhos.
Enquanto os semáforos estavam fechados para os motoristas, uma faixa era estendida na frente dos carros com os seguintes dizeres: não seja a próxima vítima, respeite a sinalização. Acompanhada de uma criança, a auxiliar administrativa, Núbia Regina Costa, 44 anos, sempre escolhe atravessar a rua com segurança. "Independente se estou andando na rua sozinha faço questão de usar a faixa de pedestre".
O comerciante Osvaldo Vicente Costa, 45 anos, acredita que todos que fazem parte do trânsito correm o risco de serem vítimas de algum tipo de acidente, por isso aprova a iniciativa da campanha em fazer com que a população tome mais cuidado.
Há oito anos exercendo a profissão de motorista, Antônio Gomes, 41 anos, nunca se envolveu em nenhum tipo de acidente de trânsito. "Sou adepto de uma direção preventiva e gostaria que mais campanhas fossem realizadas para preservar a vida de outros motoristas e pedestres".
O município também participará da iniciativa mundial do dia sem carro, em que prevê que as pessoas deixem de circular com seu veículo, utilizando-se de outros meios de locomoção, como o transporte coletivo. A "Jornada na cidade sem meu carro" será realizada nesta quinta-feira.