Cidades

STT implanta faixas na Faria Lima, mas esquece faróis e outras mudanças

Apesar da faixa exclusiva de ônibus ter entrado em operação na Avenida Faria Lima no último sábado, diversas ações para que o trânsito flua como esperado ainda não foram implementadas. Novos semáforos instalados no trecho inicial da avenida seguem desligados. Mudanças de direção de diversas ruas, conforme apontam sinalizações de solo, não foram efetivadas também. 
 
Basta observar a faixa por alguns minutos para perceber que os motoristas ainda não se adaptaram a novidade. Apesar das diversas placas instaladas em pontos visíveis da avenida, muitos trafegam por locais proibidos.
 
A faixa tem 3,6 km de extensão no sentido bairro-centro, com a velocidade regulamentar de 40 km/h. Funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, entre 6h e 13h. Além dos coletivos, táxis com passageiros também podem trafegar pelo espaço.
 
No primeiro dia útil de operação da faixa, a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) lavrou 76 autos de infração, sendo 54 por transitar na faixa exclusiva. Segundo a pasta, o número caiu a partir do segundo dia de funcionamento e está sendo considerado como dentro da normalidade.
 
A bancária Gabriela de Moura Leite, de 28 anos, gostou da novidade, mas tem dúvidas se vai funcionar. “O ônibus trafega bem mais rápido, porque antes havia duas faixas, sendo que uma era praticamente inutilizada devido a grande quantidade de carros estacionados. Mas estamos em um período de férias, onde a frota está reduzida. Espero que quando voltar ao normal continue assim”, contou.
 
Entre as ruas Paulo Sergio e Evani Maria de Conti de Oliveira, são cinco pontos onde foram instalados nos semáforos. Alguns motoristas que circulam pela área não concordam que a medida possa ajudar na fluidez do tráfego. “Quando um farol abre o outro já está fechado, o que acontece é que não conseguimos atravessar e acabamos parados no meio do cruzamento e por isso levamos multas”, explicou José Pedro de Oliveira, de 45 anos, que circula pela avenida todos os dias.
 
A Secretaria esclareceu que o projeto elaborado para a avenida Faria Lima está além da faixa exclusiva de ônibus. . Várias intercessões semafóricas e mudança na sinalização se deram devido aos levantamentos de acidentes ocorridos, inclusive com mortes. Porém ainda não tem uma data para que os semáforos novos entrem em operação. 
 
Essa é a quinta faixa exclusiva de ônibus de Guarulhos, que conta com 27 pontos de embarque e desembarque, por onde trafegam sete linhas municipais, sendo uma do sistema Noturno, além de três linhas intermunicipais. No total, 49 mil usuários serão beneficiados com a nova faixa exclusiva que dará um ganho de 10 minutos inicialmente no tempo de viagem.
 

Posso ajudar?