A Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) instalou três radares de velocidade na avenida Tancredo Neves, região do Cecap, a uma distância de aproximadamente 50 metros entre os equipamentos. De acordo com normas do Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmetro), a distância mínima entre esse tipo de aparelho deve ser de um quilômetro.
O HOJE apurou que os radares instalados nesta terça-feira ainda não estariam sendo utilizados para emissão de multas, mas sim, para a realização de testes na região pela STT. Se, por acaso, ficar decidido que entrarão em funcionamento, os equipamentos seriam deslocados para outros locais. A resolução 141 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) diz que, antes que radares sejam instalados, os órgãos de trânsito devem demonstrar através de estudos estatísticos a necessidade dos equipamentos, considerando os índices de acidentalidade e risco para motoristas e pedestres.
Após constatar a instalação dos equipamentos, a reportagem enviou uma série de questionamentos à STT, mas não houve retorno até o fechamento desta edição.