Cidades

STT lança Plano de segurança viária mAs não realiza estudo sobre número de acidentes

Secretaria não apresenta estudos que possam justificar ações preventivas

A Secretaria de Transporte e Trânsito lança plano de segurança viária, mas ignora os números de acidentes em Guarulhos. O projeto, divulgado na última sexta-feira em evento realizado no Centro de Educação Adamastor, Centro, ainda não contém levantamento de dados imprescindíveis, para a criação de um conjunto de ações preventivas.

No entanto, o secretário de Transportes e Trânsito, Atílio Pereira, declara que os problemas viários serão resolvidos a curto, médio e longo prazo, através de atividades operacionais, de engenharia, de fiscalização e de sinalização.

Participaram do evento, representantes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Polícia Rodoviária Federal, Nova Dutra, EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Governo e Saúde.

"Queremos proteger tanto os pedestres como os motoristas"

Segundo o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Atílio Pereira, o principal objetivo do plano é diminuir os acidentes de trânsito e proteger tanto os pedestres, como os motoristas.

"Além do fluxo de carros do município, Guarulhos atende uma demanda de três rodovias (Ayrton Senna, Presidente Dutra e Fernão Dias). É necessário arbitrar esse espaço coletivo, pois se ocorre um acidente em uma dessas estradas, o trânsito é desviado para a cidade, o que acarreta mais congestionamentos e possibilidades de acidentes", comenta o secretário.

Pereira também afirma, que ao mesmo tempo é preciso resgatar a educação no trânsito, reconstruir as gentilezas urbanas. "Vamos focar as ações em crianças, pedestres, motoristas e ciclistas", comenta o secretário.

Posso ajudar?