Nem mesmo o rótulo de equipe B do Corinthians foi capaz de desmotivar o time do Flamengo na disputa do Campeonato Paulista Sub-20. Apesar de contar com atletas que possivelmente não teriam oportunidade no selecionado da Capital, o Corvo conquistou de forma inédita uma das vagas na semifinal da competição, e coincidentemente enfrenta nesta fase o coirmão por classificação à decisão do certame.
O direito de figurar entre as quatro principais equipes do estado nesta categoria só foi possível depois que o Rubro-Negro guarulhense eliminou nas oitavas de final o Sertãozinho com dois triunfos por 2 a 0 e na etapa seguinte o São Caetano com uma vitória por 2 a 1 e outra derrota por 1 a 0, no ABCD Paulista. Em ambos os duelos, os flamenguistas jogaram com a vantagem de atuar por dois resultados iguais.
Classificado para a penúltima etapa da competição estadual, o Flamengo enfrenta o Corinthians por um lugar na grande decisão. Parceiros desde 2010, mas com data definida para desquite, neste duelo o time de Parque São Jorge, que eliminou na fase anterior o São Paulo com dois triunfos, joga com a vantagem da igualdade. A outra semifinal será disputada entre Santos e Red Bull Brasil.
No entanto, as semelhanças entre os dois não estão apenas no fator extracampo. Dentro das quatro linhas as agremiações têm campanhas similares, haja visto que ambas são donas das melhores defesas do campeonato com apenas 15 gols sofridos em 26 jogos disputados. Ou seja, sofrem menos de um gol por jogo.
Outro aspecto que deixam Corinthians e Flamengo praticamente idênticos é a campanha realizada na primeira fase quando compunham o grupo 3. O Corvo, que liderou por muitas rodadas a chave, encerrou a fase na vice-liderança com 47 pontos. Já o Alvinegro da Capital chegou em terceiro com 46, após excepcional arrancada com a chegada do técnico Osmar Loss, que substituiu o ex-flamenguista Caco Espinoza.
Nos dois encontros pela fase inicial, o Flamengo levou a melhor e venceu todos por 2 a 1. Agora, os times entram em campo por uma vaga na decisão da competição. Embora a Federação Paulista de Futebol não tenha a definição de datas e locais das partidas, a primeira partida deve acontecer neste sábado, 07, ás 16h, no estádio Antônio Soares de Oliveira, e a decisão no sábado seguinte, 14, na Fazendinha, no mesmo horário.