A classificação do Flamengo para a próxima fase do Campeonato Paulista Sub-20 foi mais tranquila do que o esperado. O Corvo nem precisou entrar em campo para estar entre as 16 melhores equipes da competição estadual. Isso por que o São José, adversário dos guarulhenses, foi punido pelo TJD-SP (Tribunal de Justiça Desportiva) e como parte desta punição não poderia entrar em campo.
A partida deste sábado, 08, no estádio Municipal Antônio Soares de Oliveira, não ocorreu por que o São José foi penalizado com a suspensão de seus futuros jogos na competição por não apresentar infraestrutura necessária para a promoção da partida contra o Red Bull Brasil, em São José dos Campos, no dia 07 de setembro, em duelo válido pela 17ª rodada, além de não quitar a taxa de arbitragem.
Em função desta punição, a equipe do técnico Marcelo Marelli nem precisou entrar em campo para garantir a sua classificação. Diante deste quadro, a partida terminou com o placar de 3 a 0 a favor do Rubro-Negro guarulhense. Bastava ao time de Guarulhos o empate para garantir sua classificação, já que tinha três pontos à frente do Guarani, 4º colocado na tabela de classificação do grupo 3.
Na fase oitavas de final do Campeonato Paulista Sub-20, o Flamengo encara o São Caetano. Aliás, nos últimos anos os clubes têm se encontrado com frequência nas competições de base. No ano anterior, o Azulão bateu o Corvo por 3 a 0, em partida válida pela Copa São Paulo, porém, nas quartas de finais do Paulista Sub-20 o Corvo deu o troco ao eliminar o time de São Caetano do Sul da competição.
O Flamengo encerrou sua participação nesta primeira fase na 4ª colocação do grupo 3 do Campeonato Paulista Sub-20 com 42 pontos conquistados em 20 jogos realizados. Sua campanha foi composta por 13 vitórias, 3 empates e apenas 4 derrotas. Seu ataque marcou 36 gols enquanto a defesa sofreu outros 16. Os jogos contra o São Caetano pelas oitavas de finais não existem definição de datas e locais.