Internacional

Sudão confirma que presidente deixou a África do Sul em meio a ordem de prisão

A agência de notícias oficial do Sudão disse nesta segunda-feira que o presidente do país, Omar al-Bashir, deixou a África do Sul e chegará na capital, Cartum, no final da tarde de hoje. Ontem, um juiz sul-africano ordenou que autoridades não deixassem al-Bashir, que estava na África do Sul para uma reunião da União Africana, sair do país por causa de uma ordem internacional de prisão contra ele.

Segundo a agência, uma coletiva de imprensa será realizada no aeroporto após sua chegada, às 18h no horário local (12h, horário de Brasília), juntamente com o ministro de Relações Exteriores Ibrahim Ghandour.

Segundo o juiz, o presidente do Sudão é procurado pela Corte Criminal Internacional (ICC, na sigla em inglês), com sede na Holanda. As acusações contra o presidente do Sudão, que tomou o poder em um golpe em 1989, decorrem de atrocidades relatadas no conflito em Darfur, onde 300 mil pessoas foram mortas e 2 milhões desapareceram após ações do governo, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

No entanto, Congresso Nacional Africano (ANC, na sigla em inglês), partido que governa a África do Sul, disse que o governo do país concedeu imunidade “para todos os participantes da cúpula, como uma das normas internacionais para países hospedarem reuniões da União Africana”.
Fonte: Associated Press.

Posso ajudar?