O risco de desabastecimento de energia continua em zero em novembro nas regiões Sudeste/Centro-Oeste (SE/CO) e no Nordeste (NE), de acordo com informações do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Os números consideram todos os cenários utilizados pelo órgão para monitorar o setor elétrico no País, como a série histórica de chuvas dos últimos 82 anos, a série sintética, que desdobra o histórico em 2.000 cenários artificiais, e a utilização de usinas termelétricas.
Segundo nota divulgada nesta quarta-feira, 4, pelo órgão, o Brasil conta com uma sobra estrutural de 9.359 MW médios para atender o consumo. “Em 2015, entraram em operação 4.436 MW do total de 6.410 MW de capacidade de geração previstos, dos quais 303 MW desde a última reunião deste comitê”, diz o comunicado.
Em outubro, as chuvas ficaram acima da média história apenas na Região Sul. “As afluências verificadas foram 93%, 29%, 231% e 59% da média histórica das regiões Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Norte, respectivamente”, diz o comunicado.
“Além das análises apresentadas, outras avaliações de desempenho do sistema, utilizando-se o valor esperado das afluências e anos semelhantes de afluências obtidas do histórico, não indicam, no momento, insuficiência de suprimento energético neste ano.”