Internacional

Suécia reintroduz controles nas fronteiras do país

A Suécia restabeleceu hoje, como previsto, os controles nas fronteiras do país. Desde a manhã desta quinta-feira, a polícia sueca está pedindo que as pessoas que viajam pela região tenham passaportes ou outros documentos de identificação.

A medida anunciada ontem pelo governo suspende as normas que possibilitam a viagem sem passaporte pela União Europeia (UE) e tem o objetivo de conter e gerenciar o fluxo de imigrantes que entram no país a partir da Dinamarca e Alemanha. O governo disse que o movimento “traria ordem” para a recepção de imigrantes e faria com que eles obrigatoriamente se registrassem ao passar pela fronteira.

A previsão é que cerca de 200 mil pessoas busquem asilo até o final do ano na Suécia, país com a maior renda per capita da UE.

A Alemanha introduziu os controles temporários nas fronteiras em setembro, o que não tem reduzido o fluxo de imigrantes.

O primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven, defendeu sua decisão de reintroduzir o controle nas fronteiras na cúpula entre líderes europeus e africanos sobre a crise da imigração. Em discurso em Malta, Löfven disse que a União Europeia compreenderá a decisão da Suécia, e que os líderes dos países membros têm de alterar as regras de área livre de passaporte da Europa.

“Quando nossas autoridades nos dizem que não podemos garantir a segurança e controle das nossas fronteiras, temos de ouvir”, disse Löfven. Ele afirmou que a UE precisa “discutir como as regras seriam. Nós precisamos de outro sistema. Isso é óbvio”. Fonte: Associated Press.

Posso ajudar?