A economia suíça teve estagnação no terceiro trimestre, com as exportações do país alpino sofrendo as consequências do fato de a moeda local, o franco, estar mais forte, segundo dados publicados nesta terça-feira. O Produto Interno Bruto (PIB) da Suíça ficou estável no terceiro trimestre, na comparação com o trimestre anterior, e cresceu 0,8% na comparação anual, segundo dados oficiais.
Economistas previam que o PIB crescesse 0,1% ante o trimestre anterior e que avançasse 0,8% na comparação anual.
Uma economia impulsionada pelas exportações, a Suíça tem sido impulsionada pela força do franco suíço, que teve avanços ante o euro após a decisão do Banco Central da Suíça de janeiro de parar de limitar a cotação da moeda. Isso, por sua vez, tornou as exportações suíças mais caras nos mercados da zona do euro. No dia 10, o BC suíço terá reunião de política monetária.
Nesta terça-feira, o governo informou que as exportações suíças registraram um ganho geral no terceiro trimestre de 0,5% ante o anterior, graças a exportações de químicos e farmacêuticos. Outras categorias, porém, seguiram fracas, como a de relógios.
Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, as exportações recuaram 0,9%. O consumo privado aumentou 0,4% ante o trimestre anterior, enquanto o investimento em equipamentos subiu 0,2%. O investimento em construção teve queda de 0,9%, enquanto os gastos gerais do governo aumentaram 1,8%. Fonte: Dow Jones Newswires.