Cidades

Superintendente do SAAE afirma que está negociando dívida com Sabesp

A divergência entre SAAE (Serviço Autônomo de Àgua e Esgoto) e Sabesp parece estar longe de uma solução, apesar do superintendente da autarquia guarulhense, Afrânio Sobrinho, afirmar que a dívida de R$ 2,3 bilhões está sendo negociada. Ele descartou a possibilidade de recorrer ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) em busca de uma solução para o caso.
 
“A questão não é só resolver o pagamento da dívida, mas também garantir o abastecimento e fornecimento de água para Guarulhos. Nós estamos em um processo de negociação e eu insisto, nós acreditamos nesse processo de negociação. No meio de um processo de negociação seria muito indelicado (acionar o Cade)”, explicou o superintendente do SAAE, Afrânio Sobrinho.
 
Sobrinho revelou que existe uma negociação entre as partes para solucionar o caso, que inclusive resultou na inclusão da Prefeitura no Cadastro Estadual de Inadimplentes (Cadin). Entretanto, o dirigente do SAAE cobrou empenho e melhorias no serviço de abastecimento. Segundo ele, a Sabesp reduziu o fornecimento do insumo em quase 1000 litros por segundo. Antes recebia pouco mais de 3 mil litros por segundo e atualmente a marca registrada é de 2 mil litros.
 
“Nós estamos em conversação. Existem divergências obviamente, que estão sendo tratadas. Quando a gente chegar num modelo e numa proposta que seja confortável e adequada para os dois a gente vai poder fazer as discussões devidas. A questão não é só os valores de tarifas ou da dívida. É uma questão de como se promover de forma adequada a prestação de serviço”
 
Ele também evitou falar sobre o quanto vale o patrimônio do SAAE de Guarulhos, e tentou explicar de forma é possível fazer este cálculo, porém, descartou a possibilidade de fazê-lo em um breve período. Em abril deste ano, a Sabesp acenou a possibilidade de assumir a prestação de serviço de água e esgoto na cidade em função da dívida que o município possui com a empresa.
 
“Eu não sei qual é a conta que o advogado da Sabesp faz. Uma empresa não vale somente pelo seu ativo. Empresa vale pelo seu ativo e potencial que tem de produzir riqueza. Então, temos que considerar todo esse pacote. Não podemos considerar o valor de uma empresa somente pelo patrimônio. Eu não quero dar ênfase ao valor patrimonial do SAAE”, concluiu.

Posso ajudar?