Com apoio da Delegacia de Investigações sobre Crimes contra o Meio Ambiente, a Vigilância Sanitária Municipal interditou, ontem, o supermercado 4 Irmãos, situado na avenida dos Evangélicos, 13, no Jardim Fortaleza. Foram encontrados produtos alimentícios impróprios para o consumo, com o prazo de validade vencido e embalagens irregulares de alimentos derivados de animais.
Cerca de dez caixas – contendo linguiça, toucinho, frios, leite, maionese, arroz, doce de leite, entre outros – foram levadas para a Delegacia de Investigações sobre Crimes contra o Meio Ambiente, na rua Silvestre Vasconcelos Calmon, 296, Vila Moreira. Segundo o delegado Ubiracyr Pires da Silva, o estabelecimento já havia sido objeto de outras autuações, por isso foi interditado.
A Vigilância Sanitária Municipal lacrou o frigorífico do supermercado 4 Irmãos, que mantinha aproximadamente 400 quilos de carne e frango em condições inadequadas, o que causava um odor forte e desagradável na área de congelados. Após a perícia, os alimentos serão destruídos, porque oferecem perigo para a população.
O gerente do estabelecimento, Ailton Alves Pereira, ocupava a função no supermercado apenas há cinco dias, porque outro funcionário que gerenciava o local havia sido demitido pelas irregularidades notificadas anteriormente. Pereira declara que um médico veterinário já estava sendo contratado para supervisionar a embalagem dos alimentos derivados de animais.
As prateleiras não eram os únicos lugares que abrigavam os alimentos com o prazo de validade vencido. No setor de padaria, as sobremesas eram feitas com doce de leite vencido. Quanto a essas irregularidades, o gerente afirma que cobrava do funcionário repositor a responsabilidade de manter somente os produtos dentro do prazo de validade.