Cidades

SUS distribuiu em Guarulhos mais de 7 mil próteses dentárias

De acordo com o Ministério da Saúde, o aumento é reflexo do crescente número de Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias

A Secretaria Municipal de Saúde entregou cerca de 7.591 próteses dentárias no ano passado. Segundo a pasta foram 73.720 atendimentos realizados – dos quais aproximadamente 10% necessitaram de unidades móveis – e não próteses entregues como divulgado anteriormente pela Secretaria.

O número faz parte da demanda nacional onde, no período, foram distribuídas 340 mil em todo o país, através do programa Brasil Sorridente, que busca melhorar as condições de saúde bucal da população brasileira.

Os números refletem o trabalho desenvolvido pelos quatro Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) espalhados pela cidade. Além das próteses, os CEOs oferecem assistência especializada, como periodontia especializada (tratamento de gengiva); cirurgia oral dos tecidos moles e duros; endodontia (tratamento de canal); e atendimento a pessoas portadoras de necessidades especiais.

O guarulhense também conta com atendimentos odontológicos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que contam com consultório dentário e oferecem assistência odontológica, com exceção de duas: UBS Água Azul, onde os pacientes são referenciados para a UBS Bambi, e da UBS Marcos Freire que possui uma Unidade de Atendimento Odontológico ao lado. Nas UBS os pacientes encontram atendimento básico, como obturação, extração e limpeza, além do trabalho preventivo.

De acordo com o Ministério da Saúde, o aumento é reflexo do crescente número de Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD) em todo o país que alcançou o número de mil unidades.

Cidades receberão investimentos para ampliação do sistema

Além disso, neste mês o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou a portaria que ampliará o número de laboratórios odontológicos em diversas cidades do país com um investimento de R$ 24,6 milhões neste ano.

"Com o esforço que fizemos em 2011, com os laboratórios regionais e a parceria com os estados e municípios, já chegamos a 340 mil pessoas que receberam próteses. Mas queremos fazer mais. Por isso, estamos entregando aos municípios mais equipamentos e laboratórios, que vão nos ajudar a ampliar ainda mais o acesso", destacou Padilha.

Com este investimento a expectativa é de que neste ano a produção de próteses chegue a 400 mil unidades.

Posso ajudar?