Roteiros

SWU 2011, versão sustentável do Woodstock 1969

Cidade de Paulínia, no interior de São Paulo, recebe o evento com mais de 70 atrações

O ano era 1969. Numa fazenda localizada na zona rural de Bethel, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, um festival de música reuniu cerca de 500 mil pessoas, e levou ao palco nomes como Janis Joplin, Tim Hardin, Joe Cocker, Jimi Hendrix, Creendence Clearwater Revival e tantos outros. Foi o marco de uma geração e fez explodir em todo o mundo o movimento hippie e a contracultura, dando início à era Paz e Amor. Era o Woodstock Music & Art Fais, ou simplesmente Festival de Woodstock.

Quarenta e dois anos depois, ao sul do mesmo continente, precisamente em Paulínia, interior de São Paulo (a 114 quilômetros da Capital), um outro festival, que relembra o realizado em Bethel, levará a quatro palcos armados numa área de 1.700.000 metros quadrados, mais de 70 atrações nacionais e internacionais entre os dias 12 e 14 de novembro. É o SWU Music & Arts Festival, ou simplesmente Festival SWU (Starts With You) – Começa com Você.

O nosso Woodstock pretende conscientizar o público, estimado em 70 mil pessoas por dia, sobre as questões da sustentabilidade nos pilares ambiental, social e econômico. Para isso, levará ao evento 27 palestrantes, entre eles o advogado Fábio Feldman, militante do movimento ambientalista; o jornalista Gilberto Dimenstein; os músicos Neil Young e Bob Geldof; e a Nobel da Paz, Rigoberta Menchú.

O 2º Fórum Global de Sustentabilidade SWU terá dois painéis de debates por dia, um de manhã (das 10h às 13h) e outro à tarde (das 14h às 17h). O público poderá participar mandando perguntas por escrito e através das redes sociais. Os participantes do Festival SWU a partir de 14 anos de idade somente poderão ter acesso à área do evento acompanhados de um dos pais ou responsáveis legais. A partir de 16 anos não precisa de acompanhante.

Números do festival

Área total:1.700.000 m2
Camping:1.500 barracas
Arena:445.000 m2
4 Palcos: Energia e Consciência; Heineken Greenspace; New Stage
74 atrações musicais + Fórum Global de Sustentabilidade
Abertura portões: 8h (Fórum) e 12h (shows)
Número de pessoas envolvidas: mais de 9 mil empregos (diretos e indiretos)
R$ 30 milhões de impacto econômico em três dias no município, segundo estimativa da prefeitura e Paulínia.

Itu deu lugar a Paulínia

A primeira edição do Festival SWU aconteceu na Fazenda Maeda, em Itu, também no interior paulista, no ano passado. Durante três dias de outubro, a maratona envolveu 74 atrações, mais de 50 horas de música e público de 150 mil pessoas.

Bandas que vieram ao Brasil pela primeira vez, como Rage Against The Machine e Sublime With Rome, juntaram-se ao retorno de Los Hermanos, a veteranos como Pixies e Yo La Tengo, e ao peso que fechou o último dia do festival, com Linkin Park e Queens of The Stone Age.

Os fóruns sobre sustentabilidade reuniram 1.500 pessoas ao todo. Dos 160 atendimentos médicos registrados, 30% foram relacionados a casos de hipotermia, já que a temperatura em Itu chegou a 10°C nas noites do evento.

Lendário Festival dividiu a história da música no mundo

O Festival de Woodstock dividiu a história da música popular e fez explodir em todo o mundo o movimento hippie e a contracultura, dando início à era Paz e Amor. O evento, que reuniu mais de 30 artistas, foi realizado num fim de semana chuvoso de 15 a 18 de agosto de 1969, numa fazenda em Bethel. Inicialmente, ele aconteceria na cidade de Woodstock, mas seus moradores não aceitaram a realização do evento.

Os ingressos custaram, na época, 18 dólares. Foram vendidos antecipadamente 186.000 ingressos, mas o público que compareceu atingiu as 500 mil pessoas, que derrubaram a cerca que envolvia a arena e tornaram o festival gratuito.

Artistas como The Beatles, The Doors, Led Zeppelin, Jethro Tull, The Byrds, Bob Dylan, Joni Mitchell e The Moody Blues rejeitaram o convite para participar.

Como ir até Paulínia

Ônibus:Linhas para Paulínia

Saída de São Paulo (Barra Funda, Terminal Tietê)

R$ 23,35

Saída de Campinas (rodoviárias)

R$ 2,90

Saída de Cosmópolis Indaiatuba, Americana e Sumaré

R$ 3,10 e R$ 3,30

Linhas para Campinas São Paulo

Aeroporto de Cumbica – R$ 45

Aeroporto de Congonhas – R$ 40

Saída de Campinas

Aeroporto de Viracopos – R$ 9,90 (para rodoviária de Campinas)

Campinas – Paulínia – R$ 2,90

Linhas circulares em Paulínia

Todas custarão R$ 1

Estacionamento

Serão 16.500 vagas, sendo 1.500 destinadas ao camping.

O estacionamento custará R$ 100 para automóvel com um ou dois ocupantes e R$ 50 para van ou carros com mais de três ocupantes.

Lounge Vip

O Lounge VIP terá plataforma com varanda e vista privilegiada para os dois palcos principais. O espaço está localizado em uma área lateral a esses palcos, não interferindo na visão frontal do público da pista. Além da perspectiva privilegiada, o Lounge VIP oferece open bar e comida à vontade (já incluídos no preço), área de descanso, banheiros privados, serviço de massagem e estacionamento cortesia. É o charme do lounge com a exclusividade do VIP em um só espaço – área restrita a 4 mil pessoas.

O ingresso para o Lounge VIP custa R$ 900,00, e é comercializado com uma cédula separada, que será complementar aos ingressos para o festival. Sozinha, a cédula para o Lounge VIP não dá direito ao titular de entrar no festival e nem assistir aos shows; para ter acesso ao Lounge VIP, deve-se ter obrigatoriamente o ingresso do evento.

No ato da compra você assinalará o dia em que irá ao SWU 2011. Feito isso, o ingresso para o festival poderá ser comprado na mesma hora, ou depois, mas ele será imprescindível para sua entrada no evento.

Ingressos para o Festival

Os ingressos para o SWU podem ser comprados pela internet (www.ingressorapido.com.br); pelo Call Center (4003-1212), que funciona de segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos e feriados das 11h às 22h; e ainda em 67 pontos de venda espalhados por todo o Brasil.

O preço do ingresso de pista é de R$ 290,00 (inteira) e R$ 145,00 (meia). O passaporte para os três dias sai com 15% de desconto: R$ 739,50 (inteira) e R$ 369,75 (meia).

Quem optar pela compra nos pontos de venda não paga taxa de conveniência. Pela Internet e Call Center, a taxa de conveniência foi reduzida para 10%, metade do valor cobrado no ano passado.

Formas de pagamento: dinheiro; cartões de crédito (Visa, Mastercard, Diners, Amex, Hipercard, Aura); cartões de débito (Visa electron e Redeshop) e cartão benefício (Nutricash). O pagamento com cartões de crédito poderá ser parcelado em até 6x sem juros.

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