Opinião

“Tá estressado? Vá pescar”, já dizia o ditado popular


Parado em meio ao congestionamento de Guarulhos, cada vez mais comum nos últimos anos, o adesivo em um carro parado à frente chamou a atenção. Trazia os dizeres: “Tá estressado? Vá pescar”, numa alusão a um ditado popular que prega a prática da pesca como forma de garantir um pouco de paz de espírito. Neste momento, tenta-se compreender o que faz um sujeito que tem todo o currículo ligado a área de transportes, suficiente para se tornar o secretário municipal de Transportes e Trânsito da segunda maior cidade do Estado ser chamado para ocupar um cargo de alto escalão no Ministério da Pesca.


 


Pois não é que José Evaldo Gonçalo, o grande responsável pela implantação do novo sistema de transportes em Guarulhos, deixa a Prefeitura para assumir um importante cargo em Brasília, numa área que, em tese, nada tem a ver com sua “brilhante” formação. Mais uma vez se busca uma explicação e dá para supor que trata-se de uma indicação simplesmente política. Aliás, ele só chegou ao cargo em Guarulhos por esse motivo. Por imposição do partido que governa a cidade e o país, o PT. Importante a formação técnica? Sim. Mas mais fundamental é a cor partidária.


 


Neste sentido, ao confirmar-se que as administrações são tocadas por interesses partidários, explica-se muitas coisas, que levaram Evaldo a ser considerado por muita gente da cidade – como grande parte da população, que expressa todos os dias em reclamações endereçadas a esse veículo de comunicação e expressa por vários vereadores na sessão da Câmara Municipal na última terça-feira – um dos piores secretários que já passaram pela Pasta. E olha que ele sucedeu uma secretária (Patrícia Veras), que ficou oito anos no cargo durante a gestão do ex-prefeito Elói Pietá, mas não deixou um pingo de saudades na cidade.


 


Evaldo assumiu a Pasta com o grande objetivo de implantar o novo sistema de transportes. Em relação ao trânsito, talvez algo que ele não domine, fez o pior que um administrador poderia. Multiplicou o número de semáforos por toda a cidade, inverteu mãos de direção, impôs mudanças que ilharam bairros inteiros sem ouvir a população, não soube administrar os problemas em decorrência do mal planejado Viaduto Cidade de Guarulhos, entregue em sua gestão, não ofereceu soluções nas relações com a NovaDutra, entre outros problemas.


 


Mas tinha a seu favor o fato de ser um expert em transportes públicos. E a cidade foi obrigada a se curvar ao novo sistema de transportes, que trazia como principal conquista para a população o Bilhete Único. Dois anos de muita falação, planejamento, licitações, briga judicial, até que em 8 de janeiro, nasceu a criança, o que deveria ser o maior trunfo da gestão do atual prefeito Sebastião Almeida (PT).


 


Exatos 30 dias após, com reclamações por tudo quanto é lado e imagem mais do que desgastada, Gonçalo é promovido pelo partido, enquanto a sociedade esperava por uma punição. Agora, ele passa a atuar no Ministério da Pesca. Se ele entende do assunto? Parece que isso não importa muito. Afinal, ele ocupou a pasta de Transportes e Trânsito durante dois anos… Bom, acho melhor seguir o conselho do carro à frente ainda parado… Vou pescar.


 

Posso ajudar?