Taipei, 18/09/2022 – Um forte terremoto abalou grande parte de Taiwan neste domingo, derrubando um prédio de três andares e prendendo temporariamente quatro pessoas dentro, deixando cerca de 400 turistas presos na encosta de uma montanha e derrubando parte de um trem de passageiros para fora dos trilhos. Uma pessoa morreu e nove tiveram ferimentos leves, disse o Centro de Operações de Emergência de Taiwan.
O terremoto de magnitude 6,8 foi o maior entre dezenas que sacudiram a costa sudeste da ilha desde sábado à noite, quando um tremor de 6,4 atingiu a mesma área. A maior parte dos danos parecia estar ao norte do epicentro, que a Central Meteorológica de Taiwan disse estar na cidade de Chishang a uma profundidade de 7 quilômetros.
Na cidade de Yuli, um operário de fábrica de cimento morreu, e um prédio de três andares desmoronou, disse a Agência Central de Notícias da ilha. O proprietário de 70 anos do prédio e sua esposa foram resgatados primeiro, e, na sequência, uma mulher de 39 anos e sua filha de 5 anos.
Mais de 7 mil residências ficaram sem energia em Yuli, e canos de água também foram danificados.
Polícia e bombeiros foram deslocados após o colapso de uma ponte em uma estrada de duas pistas no que parecia ser uma parte rural da mesma cidade, onde três pessoas e um ou mais veículos podem ter caído, de acordo com relatos da mídia.
Também em Yuli, um deslizamento de terra prendeu cerca de 400 turistas em uma montanha, disse a agência de notícias. Eles não tinham eletricidade e estavam com sinal de celular fraco.
Detritos caíram em uma plataforma na estação Dongli na cidade de Fuli, que fica entre Yuli e o epicentro em Chishang, e atingiram um trem que passava, descarrilando seis vagões, disse a Agência Central de Notícias, citando a administração da ferrovia. Nenhum dos 20 passageiros ficou ferido.
Fonte: Associated Press.