Centenas de insurgentes talebans lançaram um grande ataque na madrugada deste sábado em um remoto distrito na província de Badakhshan, no nordeste do Afeganistão, deixando policiais sitiados e esperando por reforços para ser fugir, disseram autoridades locais.
Cerca de 300 combatentes do Taleban atacaram o distrito Yamgan, uma região montanhosa e sem estradas, disse Sakhi Dad Haidari, chefe-adjunto de polícia em Badakhshan. Ele advertiu que o distrito poderia cair nas mãos dos militantes se reforços não chegassem logo.
Lal Mohammad Ahmadzai, um porta-voz do chefe da polícia provincial em Badakhshan, afirmou que os insurgentes estão perto da sede do distrito e uma intensa batalha ainda ocorria. Não havia informações sobre potenciais feridos.
O Taleban reivindicou a responsabilidade pelo ataque, por meio do porta-voz Zabihullah Mujahid. Segundo ele, os militantes invadiram a sede do distrito, mas o porta-voz da polícia negou a informação.
A atual ofensiva do Taleban começou em abril, a primeira desde que as forças dos EUA e da Otan encerraram sua missão de combate no país, no final do ano passado.
Fonte: Associated Press