Não há quem consiga parar Larissa e Talita. As brasileiras chegaram, neste sábado, ao sexto título seguido no Circuito Mundial ao vencerem o Major de Porec (Croácia), batendo Heather Bansley/Sarah Pavan, do Canadá, em três sets, com parciais de 21/16, 25/27 e 15/12. Veteranas, Larissa e Talita só não estão invictas nesse período porque perderam exatamente das canadenses na fase de grupos no Grand Slam de Moscou (Rússia), na semana passada.
“Major” é como a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) decidiu chamar três etapas do Circuito este ano. A série tem mesmo formato, pontuação e premiação de um Grand Slam. Por isso, conta para a corrida olímpica brasileira, que soma os resultados de nove eventos: três Major, cinco Grand Slam e o evento-teste do Rio. Cada dupla pode fazer dois descartes.
Com o título em Porec, Talita e Larissa foram a 1.600 pontos, disparadas no ranking interno do Brasil. Em segundo aparecem empatadas Ágatha/Bárbara Seixas e Lili/Carol Horta, com 840. Juliana/Maria Elisa tem 600, contra 360 de Maria Clara/Carol. As irmãs cariocas não jogaram em Porec porque Maria Clara tem lesão no ombro.
O confronto de Larissa e Talita contra Bansley e Pavan foi o terceiro em duas etapas e as canadenses voltaram a dar trabalho, assim como havia sido também na fase de grupos em Porec. Pavan chegou a ser uma das estrelas do Unilever na Superliga Feminina, faturando o título brasileiro no ano passado, mas migrou para o vôlei de praia em busca do sonho olímpico.
Já Larissa voltou ao esporte em meados do ano passado, depois de se aposentar no fim de 2012. Jogando com Talita, perdeu duas vezes nas oitavas de final, em Haia (Holanda) e Long Beach (EUA), e depois acumulou os títulos do Open de Parana (Argentina), e das etapas de Grand Slam de Klagenfurt (Áustria), Stare Jablonki (Polônia), São Paulo e Moscou (Rússia). No Circuito Brasileiro, elas ganharam sete de oito etapas.
Campeãs em Porec, Larissa e Talita têm três dias de descanso até o início da fase de grupos do Major de Stavanger, na Noruega. Ágatha/Bárbara, Juliana/Maria Elisa e Maria Clara/Carol também entram direto na chave principal – as irmãs receberam convite da organização. Lili/Carol Horta e Fernanda Lima/Taiana devem se enfrentar pela terceira semana seguinte no country-cota.
MASCULINO – Se no feminino ninguém consegue parar Larissa e Talita, entre os homens os brasileiros têm tido dificuldades contra duplas de menos renome. Neste sábado, os três times que seguiam vivos em Porec foram eliminados antes das semifinais, com direito a duas derrotas para uma dupla do Canadá.
Campeões em Moscou, Pedro Solberg e Evandro tiveram trabalho para vencer Krou/Rowlandson (França), por 2 sets a 1 (13/21, 21/18 e 15/13), pelas oitavas de final. Depois, nas quartas, foram eliminados pelos italianos Ranghieri/Carambula, também em jogo de três sets, com parciais de 16/21, 21/17 e 14/16.
As outras duplas brasileiras foram eliminadas por Binstock/Schachter, do Canadá. Os canadenses primeiro venceram Álvaro Filho/Vitor Felipe (21/19 e 23/21) e depois ganharam de Ricardo/Emanuel (31/33, 21/18 e 15/10). Os veteranos haviam chegado às quartas de final ao superarem os italianos Nicolai/Lupo, com 21/14 e 21/17.
Assim, após dois eventos, a corrida olímpica é liderada por Pedro Solberg/Evandro, com 1.200 pontos. Eles são seguidos por Ricardo/Emanuel, com 960. Alison/Bruno Schmidt tem 800, enquanto Álvaro Filho/Vitor Felipe soma 720.