O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, decretou estado de emergência para dengue nesta terça-feira (5). A decisão foi tomada depois que o estado atingiu mais de 300 casos confirmados da doença para cada grupo de 100 mil habitantes, o que configura situação de epidemia.
O anúncio oficial foi feito ao final de reunião que aconteceu esta manhã na Secretaria Estadual de Saúde.
De acordo com o painel do monitoramento da Secretaria da Saúde, o estado de São Paulo fechou a segunda-feira (4) com 138.259 casos confirmados de dengue. Considerando a população de 44 milhões de habitantes (44.411.238, segundo o IBGE), a taxa de incidência da doença chegou a 311 casos para cada 100 mil habitantes.
Dengue em Guarulhos
Até o momento, Guarulhos tem 7.707 casos de dengue confirmados, resultando em uma média de 596 infectados para cada 100 mil habitantes. Com a epidemia, autoridades sanitárias da cidade tem investido em medidas de combate a doença, como forças-tarefas nos bairros mais afetados, nebulizações e vacinação.
Vacinação
A Prefeitura recebeu no dia 19 de fevereiro um total de 34.270 doses do imunizante Qdenga, desenvolvido pelo laboratório Takeda, suficientes para imunizar 77% do público-alvo atual (crianças de 10 e 11 anos).
Para a aplicação, foram definidos 25 polos de imunização, que funcionam das 8h às 16h. Confira a lista abaixo, elencada por região.
Região Centro: UBS Tranquilidade, São Rafael, Cavadas, Flor da Montanha, Cecap e o Ambulatório da Criança e do Adolescente.
Região Cantareira: UBS Continental, Paulista, Cidade Martins, Belvedere, Rosa de França, Jovaia e Recreio São Jorge.
Região São João/Bonsucesso: UBS: Seródio, Marinópolis, Ponte Alta, Nova Bonsucesso e Carmela.
Região Pimentas/Cumbica: UBS: Dinamarca, Cumbica (Mario Macca), Nova Cumbica, Uirapuru, Jurema, Normandia e Pimentas.
Os endereços das UBS de Guarulhos podem ser consultados em www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs. Já o Ambulatório da Criança fica na rua Osvaldo Cruz, 151, Centro.
Quem quiser agendar a aplicação da vacina deve acessar o portal https://guarulhosportal.sissonline.com.br. O agendamento só poderá ser feito nas seguintes unidades: Ambulatório da Criança, UBS Cidade Martins, UBS Nova Bonsucesso e UBS Jurema. Nesses locais também será feito atendimento espontâneo.
A Secretaria esclarece que o responsável deve cadastrar a criança, mas ela precisa estar dentro da faixa etária (dez e 11 anos) para que apareçam as vagas disponíveis.