O trecho que será entregue tem cerca de 26 quilômetros de extensão e liga as rodovias Presidente Dutra (BR-116) e Fernão Dias (BR-381), com conexão ao trecho Leste do Rodoanel, na altura da Ayrton Senna.
Obra histórica e longa espera
A construção do trecho norte começou em 2013, mas enfrentou vários anos de paralisação, chegando a ficar totalmente interrompida por cerca de seis anos antes de ser retomada sob nova concessão e com ajustes técnicos e contratuais.
O investimento total da obra é estimado em R$ 3,4 bilhões, sendo parte dos recursos públicos e parte aportados pela concessionária responsável pela execução e operação.
O que muda com a inauguração
Com a inauguração, o novo trecho deve:
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Reduzir o tráfego de caminhões e veículos pesados nas marginais do rio Tietê, oferecendo alternativa mais fluida para o deslocamento dentro da Grande São Paulo;
- Aliviar o tráfego na Via Dutra, já que parte dos caminhões que utilizam a rodovia apenas como passagem por São Paulo, poderão utilizar o trecho norte do Rodoanel;
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Melhorar a logística entre as rodovias federais Fernão Dias e Presidente Dutra, beneficiando transportadores e motoristas da região;
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Integrar a malha viária com o trecho leste do Rodoanel, intensificando a conexão com as principais rotas do estado.
Embora a inauguração oficial esteja programada com a presença do governador, a liberação para o tráfego deve ocorrer na manhã do dia 23 de dezembro, um dia após o evento de entrega.
Pedágio e circulação
O trecho será operado com cobrança de pedágio pelo sistema free flow (passagem livre), onde os veículos passam sem precisar parar, com leitura eletrônica das placas ou tags.
Dois pórticos eletrônicos serão instalados em Guarulhos — um em cada sentido — e a tarifa será divulgada pela Agência de Transportes do Estado nos próximos dias.
Próximas fases e conclusão total
A entrega agora representa apenas a primeira etapa do Rodoanel Norte. A segunda fase, que chegará até a ligação com o trecho Oeste — na altura da Rodovia dos Bandeirantes — ainda está em obras e tem previsão de conclusão para o segundo semestre de 2026.
Com a conclusão total, o Rodoanel — uma via expressa que contorna a Região Metropolitana de São Paulo — terá sua malha completada, proporcionando maior fluidez ao tráfego e fortalecendo a infraestrutura logística de todo o estado.



