O governador Tarcísio de Freitas acompanhou na manhã desta segunda-feira (13), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o embarque de 58 estudantes do Prontos Pro Mundo para o Reino Unido. Os jovens viajaram para iniciar os estudos pelo programa inédito da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), que oferece intercâmbio gratuito em países de língua inglesa a alunos da rede estadual.
“A ideia é desenvolver a habilidade de comunicação, sobretudo no idioma inglês, que é tão importante no mercado. Eu tenho certeza de que para os estudantes vai ser uma experiência interessantíssima. Já vi que o pessoal já está saindo afiado, em um bom nível. Eles vão voltar falando bastante e eu já estou ansioso para ver o regresso, para ver as experiências e é algo que vai contagiar os colegas. Eles chegam, contam como foi e isso vai tomando a rede. O pessoal vai ficando com vontade de participar do programa”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
O embarque também contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas; do secretário de Educação do Estado, Renato Feder; do secretário executivo da Educação, Vinícius Neiva; do cônsul-geral do Reino Unido, Jonathan Knott; e da coordenadora do Prontos Pro Mundo, Simone Telles.
Na última quinta-feira (9), um grupo com 38 alunos viajou também com destino ao Reino Unido. O programa oferece ainda cursos na Austrália, Canadá e Nova Zelândia. No total, 1000 estudantes foram selecionados no ano passado para passar por essa vivência em 2025: 500 viajam no primeiro semestre e outros 500 no segundo. A lista com os aprovados para esse período será divulgada em breve pela Seduc-SP e a seleção para 2026 já teve início.
“Acreditamos no poder transformador das oportunidades, do aprendizado e da capacitação. Este intercâmbio prepara os estudantes em diversos aspectos, inclusive para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, fortalecendo a autoconfiança, a autonomia e ampliando as perspectivas para o futuro”, destacou a primeira-dama Cristiane Freitas.
Como funciona o Prontos Pro Mundo
O Prontos pro Mundo seleciona os estudantes por mérito, a partir das notas, mas também por inclusão, no reconhecimento dos melhores alunos em cada uma das cidades elegíveis no estado. O programa destinou àqueles com as melhores notas de cada cidade no Saresp 2023 (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) 75 mil vagas para o curso online de inglês, outra etapa para a classificação final dos 1.000 alunos que viajarão a cada ano.
O programa permite a troca de conhecimento e habilidades, o desenvolvimento de competências interculturais e o aprimoramento de proficiência no idioma inglês. A iniciativa também contribui para expandir a visão de mundo dos estudantes, que ficam melhor preparados para o mercado de trabalho, além de enriquecer a formação pessoal de cada jovem participante.
Passo a passo
O Prontos Pro Mundo é dividido em duas fases, com processo de avaliação que tem início ainda no 9º ano do Ensino Fundamental e perdura na 1ª série do Ensino Médio, quando os alunos participam de um ano de curso de inglês on-line. Os selecionados embarcam para o intercâmbio na 2ª série do Ensino Médio. Confira como funciona:
FASE 1
- Idade: Ter, no mínimo, 14 anos
- Histórico Escolar: Estar matriculado em uma escola da rede pública estadual desde o 6º ano do Ensino Fundamental.
- Autorização: Obter autorização do responsável legal para participar do programa.
- Matrícula: Estar regularmente matriculado no Ensino Médio, no ano de aplicação da Fase 1, em uma escola da Rede Pública da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
- Desempenho acadêmico: Não ter sido reprovado no 9º ano do Ensino Fundamental e ter registrado percentual de acertos igual ou superior a 50% nas avaliações do SARESP.
- Frequência escolar: Ter frequência escolar igual ou superior a 85% no 9º ano do Ensino Fundamental.
- Inscrição: Assinar o termo de inscrição com autorização do responsável legal.
FASE 2
- Aprovação na Fase 1: O primeiro passo é ter sido aprovado e cumprir os requisitos da Fase 1 do Programa Prontos Pro Mundo.
- Continuidade no Ensino Médio: Estar cursando o Ensino Médio em uma escola da rede pública estadual de ensino da Secretaria da Educação.
- Desempenho Acadêmico: Ter obtido uma média igual ou superior a 7,0 nas disciplinas básicas da Base Nacional Comum Curricular no semestre anterior à seleção.
- Frequência Escolar: Ter frequência escolar igual ou superior a 85% no semestre anterior à seleção.
- Curso On-line intensivo de Língua Inglesa: Ter alcançado uma média igual ou superior a 7,0 no curso de idiomas no semestre anterior à seleção.
- Frequência no Curso On-line intensivo de Língua Inglesa: Ter registrado uma frequência no curso de idiomas igual ou superior a 85%.
- Idade: Não completar 18 anos de idade até o término do intercâmbio educacional internacional e seu retorno ao Brasil.