Economia

Taxas de juros caem, após abertura em alta, acompanhando o comportamento do dólar

As taxas no mercado de juros futuros estão em queda na manhã desta terça-feira, 24. O movimento acompanha de perto a variação do dólar ante o real. Logo no início da sessão, quando a moeda americana subia, as taxas também avançavam. Em parte, a alta decorria da cautela de investidores decorrente da prisão do empresário José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na 21ª fase da Operação Lava Jato.

Além disso, operadores informaram que o avanço dos juros no início da sessão representava ajustes para cima depois de quedas recentes.

Às 9h45, o DI para janeiro de 2017 tinha taxa de 15,07%, vindo de 15,12% na abertura e ante 15,07% no ajuste da segunda-feira, 23. E o DI para janeiro de 2021 estava em 15,18%, ante 15,28% na abertura e 15,21% no ajuste da véspera.

No exterior, a aversão ao risco aumenta, e os preços do petróleo avançam após a notícia sobre a derrubada de um avião na Turquia. Militares turcos derrubaram nesta terça-feira um jato de combate perto da fronteira com a Síria, após o avião ter violado o espaço aéreo turco e ignorado vários alertas para retornar, segundo uma autoridade do governo turca. De acordo com o governo de Moscou, a aeronave era russa.

Posso ajudar?